Jornal é material rico e enriquecedor para alunos

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 16/10/2018
Horário 04:00

Durante o primeiro semestre do ano letivo de 2018, o jornal O Imparcial, foi utilizado em muitos momentos e de diferentes formas, no decorrer de nossas aulas, na EM Professora Odette Duarte da Costa. O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, desta forma, trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.

 

Diferentes gêneros

Além de ler, interpretar e reescrever notícias. O jornal oferece ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de texto, sendo utilizado em todos os níveis de nossa escola. Nos primeiros e segundos anos, foram propostas atividades de recorte de imagens e escrita de legendas. Já nas demais séries do ensino fundamental, terceiros, quartos e quintos anos foram propostas leituras diárias de notícias e produções de diferentes gêneros a partir de tais leituras.

 

Produção

Na sala do 3º ano A, da professora Eunice Dias Rocha Soares, o trabalho realizado foi em duplas, cada dupla recebeu um jornal e as mesmas escolheram uma notícia que acharam interessante. Foi solicitado que elaborassem uma nova notícia fictícia a partir da notícia lida por eles. Por exemplo, a partir da notícia do festival de dança lida no jornal, os alunos elaboraram um festival de pipas, um de comidas típicas, entre outros. Em suas produções, os alunos informaram data, local e regras dos festivais, de tais fictícios eventos. Tivemos também, receitas, comidas típicas de festa junina e melhor jogador de futebol do Brasil. Na atividade, todos os alunos interagiram e puderam colaborar para a elaboração das produções.

 

Carta de leitor

Os alunos do 5º ano B, da professora Adriana Alves Peruzi, trabalharam o gênero carta de leitor no decorrer do 2º bimestre. A professora oportunizou aos alunos variadas reportagens e inúmeras cartas de leitor, para que pudessem ler, discutir e comparar. Em seus cadernos de classe foram realizadas produções coletivas e individuais. No dia 28 de junho os alunos receberam um exemplar do jornal O Imparcial, puderam escolher uma reportagem e individualmente escreveram uma carta de leitor.

 

 

Festival de salgados

Festival de salgados, alunas Maysa Santos e Laura Teixeira, 3º ano A, professora Eunice Dias Rocha Soares.

Festival de salgados

Coxinha

Esfirra

Batata frita

Linguiça

Pão de queijo

 

 

Festival de salgados

Dia 08/07/ 2018

Lá no Morada do Sol: Rua Orlando Alves Trabanco

Assinado Maysa S. Laura

 

Festival de desenho

Festival de desenho festa junina, 3º ano A

Alunas: Kézia e Maria Eduarda, professora Eunice

 

Mais desenho

2º melhor desenho de festa junina Nomes: Kézia e Maria

Na Escola Professora Odette Duarte da Costa, está tendo um concurso de melhor desenho de festa junina. Todos alunos poderão participar.

Publicidade

Veja também