Jogos promovem a integração entre estudantes

Pelo menos 30 crianças estavam presentes na penúltima tarde de confrontos dos Jempp ontem, com as disputas de damas

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 24/05/2018
Horário 21:39
Marcio Oliveira - Damas marcou o penúltimo dia de competições dos Jogos Estudantis
Marcio Oliveira - Damas marcou o penúltimo dia de competições dos Jogos Estudantis

Cerca de 30 crianças estavam presentes na penúltima tarde de confrontos dos Jempp (Jogos Estudantis Municipais de Presidente Prudente). Longe das quadras, o foco ontem foram os tabuleiros das damas. A concentração estava em qual peça seria mexida, para que os atletas não corressem o risco de saírem prejudicados dos jogos. Com oito mesas montadas e, ao mesmo tempo, oito duplas jogando, o silêncio na sala do Ceforpp (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente) deixava nítido a concentração de cada um.

No ambiente calmo que marcou a quinta-feira, Maria Izabel da Silva, uma das organizadoras e técnica em recreação da Seduc (Secretária Municipal da Educação), afirma que todos os dias de competição foram marcados pela amizade construída entre os alunos das seis escolas municipais participantes. “Eles estão felizes, sem incidentes. As amizades e o coleguismo estão sendo aperfeiçoados até durante os jogos de damas”, destaca. Para ela, o objetivo dos jogos, que era promover a interação dos alunos, foi cumprida com excelência. “Superou as expectativas, porque nós tiramos eles do ambiente diário e não sabemos como todos podem se comportar fora, mas eles foram muito bem preparados pelos professores, antes mesmo da competição se iniciar”, enfatiza.

Segundo Maria, o comportamento deles apenas confirma o bom trabalho que tem sido feito no município para um futuro com bons cidadãos. “Pelo que ando observando o comportamento das nossas crianças, Prudente está de parabéns”, afirma. Citando outra competição que também está ocorrendo na cidade, o Inter-Parti, Maria coloca a geração mais nova como um exemplo de educação e respeito a ser seguido. “Os que estão vindo agora estão bem conscientes dos problemas que estão ocorrendo e que tem que acabar. Eu acredito num futuro melhor a partir deles”, considera.

Comportamento

Para reforçar o bom comportamento dos estudantes, o aluno Rafael Oliveira Vieira, 10 anos, cita a importância de participar, sem se importar em vencer ou ficar triste quando perder. “Um eu ganhei, o outro eu perdi, mas têm mais jogos para jogar. O mais importante é participar, porque não importa ganhar e ficar se achando. e nem perder e ficar chorando, é melhor participar”, comenta.

O aluno conta também que o preparo para a interação com outros alunos começou juntamente com os treinamentos para os jogos. “Ao mesmo tempo em que aprendemos a lidar com o outro, começamos a treinar damas, futsal e queimada. Foi um trabalho todo feito em conjunto e aprendemos a valorizar tudo o que pode acontecer”, relata.

Focando mais na diversão do que na competição, Natália Veiga Figueiredo, 9 anos, disse que não é acostumada a jogar damas, mas participou realmente para brincar. “Empatei os dois jogos, mas gostei bastante de jogar. É um jogo que não faz parte do meu dia a dia, então é legal fazer de vez em quando”, afirma. A final da competição ocorre hoje, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), a partir das 8h30. Na ocasião, todas as escolas participantes se encontrarão para os três jogos finais e para receber as medalhas de participação.

Publicidade

Veja também