Japoneses visitam pontos da região com tradições nipônicas

Entre os pontos que passaram os jovens está a Acae, o cemitério japonês e o museu em homenagem ao monsenhor Nakamura; acompanhou a visita o cônsul-geral do Japão

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 05/03/2020
Horário 06:44
Isadora Crivelli - No cemitério japonês, estudantes demonstraram respeito aos antepassados
Isadora Crivelli - No cemitério japonês, estudantes demonstraram respeito aos antepassados

Um grupo de seis estudantes japoneses de diversas regiões do país do sol nascente, por intermédio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e do Consulado Geral do Japão no Brasil, esteve na região de Presidente Prudente, na manhã de ontem, para conhecer locais que conservam as tradições nipônicas. A região é conhecida por concentrar grande colônia japonesa, e o Brasil é o país onde vive o maior número de japoneses fora do país oriental.

Além de Presidente Prudente, onde estiveram na Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), os estudantes, acompanhados de guias, do representante da Liga das Associações Nipo-brasileiras, Toshio Koketsu, e do cônsul geral do Japão, Yasushi Nogushi, visitaram Álvares Machado, onde conheceram o único cemitério japonês da América Latina e o museu dedicado ao primeiro missionário católico vindo do Japão e que atuou como pároco em Machado, monsenhor Domingos Chohashi Nakamura, cuja morte completa 80 anos neste mês.

Enche os olhos a lição de respeito pelos antepassados e pela cultura que cultivam esses jovens japoneses. No cemitério japonês, prestaram reverência àqueles que deixaram o país após a Segunda Guerra Mundial para tentar a vida no Brasil. No museu, estiveram atentos enquanto ouviam, em japonês, as explicações do que estavam vendo. Anotavam as informações, certamente sedentos pelo conhecimento que adquiriam. No local, observaram artefatos que pertenciam ao padre.

De acordo com o representante da Liga de Associações Nipo-brasileiras, Toshio Koketsu, os jovens estudantes chegaram ao Brasil às 7h30 da terça-feira. De São Paulo (SP), vieram ao interior, onde visitaram Marilia, Bastos e finalmente a região do oeste paulista. Eles almoçaram ontem em Álvares Machado e seguiram viagem, retornando para São Paulo. Irão em seguida a Curitiba (PR), onde, no dia 7, embarcam de volta a seu país.

CONSERVAÇÃO DA

CULTURA JAPONESA

Para o representante da colônia japonesa na região, Alberto Yukio Nakada, receber os estudantes é motivo de alegria. “Podemos propagar o que temos feito para conservar a cultura japonesa”. Segundo ele, os estudantes, que não falam português, estão admirando a experiência. Da mesma forma, se felicita o presidente da Câmara de Vereadores machadense, Pedro da Silva Oliveira (PV). Ele fica feliz por poder mostrar que Machado zela pela história do município.

O cônsul-geral do Japão no Brasil, Yasushi Nogushi, também acompanhou a excursão. “Os jovens japoneses não conhecem muito a conservação da cultura no Brasil, sobretudo no interior de São Paulo, é muito bom que conheçam essa história”, enfatiza.

Publicidade

Veja também