Janaina Paschoal analisa corrupção pós-impeachment

Advogada e candidata ao cargo de deputada estadual pelo PSL esteve ontem em PP, para um evento organizado pela OAB a 350 pessoas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/09/2018
Horário 08:33
Francinara Nepomuceno/Cedida - Janaina esteve na sede de O Imparcial ontem para falar sobre a palestra e o atual cenário político 
Francinara Nepomuceno/Cedida - Janaina esteve na sede de O Imparcial ontem para falar sobre a palestra e o atual cenário político 

A 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente realizou um evento na noite de ontem, para cerca de 350 pessoas, com a advogada e candidata ao cargo de deputada estadual, Janaina Paschoal (PSL). Com o tema: “Combate à corrupção no pós-impeachment”, o encontro objetivou, ainda, falar sobre a Operação Lava Jato e a importância das investigações. “O convite, na verdade, é completamente alheio à questão eleitoral, mas sim com uma abordagem na área do Direito”, lembra a pleiteante, que na sede de O Imparcial falou sobre a palestra e o atual cenário político.

O convite, conforme a palestrante, ocorreu por parte da presidência da OAB de Presidente Prudente já há alguns meses, o que não foi possível de ser realizado por dificuldades na agenda da atual candidata. Questionada sobre o objetivo do encontro, ela ressalta o foco no que diz respeito ao Brasil pós-impeachment, importância das investigações e como a fala sobre como conciliar esse processo de luta contra a corrupção com as garantias individuais. “Precisamos mostrar a importância de se dar sequência a um trabalho que foi iniciado com o processo de impeachment, que teve um lado muito positivo, além do resultado, que foi a conscientização das pessoas de que elas precisam tomar as rédeas da vida do país”, expõe.

As palestras neste sentido, desta forma, abordam a perspectiva das ações que devem ser realizadas para que haja um Brasil com menos corrupção e tráfico de influência, sendo o último item responsável, segundo Janaina, por tirar o mérito e a capacidade de pessoas que desejam alcançar aquilo que almejam. “Minha perspectiva não é a de necessidade de mudança na legislação, pois nossas leis são boas, mas elas precisam ser aplicadas”. Sobre as eleições, que devem ocorrer em outubro, a postulante esclarece esperar que a população escolha candidatos que não estejam envolvidos com escândalos de corrupção e que, além disso, não sejam omissas a tais escândalos.

Por fim, questionada sobre sua participação na política, Janaina lembra sempre ter feito parte do grupo de pessoas que são preocupadas em melhorar o país, inclusive quando adolescente e com participações na escola, de forma apartidária, situação que precisou ser modificada para o atual pleito. “Nunca fui filiada a nenhum partido, pois sempre fui muito resistente, mas vejo que as pessoas que querem mudanças precisam entrar no sistema para fazer, lá de dentro, alguma coisa. Fui obrigada a me filiar, pois é assim que o nosso sistema exige e a gente precisa ocupar os espaços”, expõe.

SAIBA MAIS

Advogada e professora livre docente de Direito Penal na USP (Universidade de São Paulo), Janaina Paschoal foi assessora na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e no Ministério da Justiça, tendo presidido o Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo. Compôs o Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária, sendo conselheira seccional da OAB/SP. A atual candidata ao cargo de deputada estadual pelo PSL, foi uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, junto com Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo, e participou ativamente na tramitação do processo na Câmara dos Deputados e no Senado.

Fonte: 29ª Subseção da OAB

Publicidade

Veja também