Izaque Silva possui dois projetos de lei em análise

Propostas referem-se à exigência de documento de identificação com foto para compras com cartão e incentivo ao pesque e solte

PRUDENTE - André Esteves

Data 26/07/2017
Horário 13:50

Convocado para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados em janeiro deste ano, o prudentino Izaque José da Silva (PSDB) encerrou o primeiro semestre com dois PLs (projetos de lei) apresentados na casa de leis federal, sendo que ambas as propostas foram submetidas na última quinzena de junho. A primeira (7.915/2017) refere-se à exigência da apresentação de documento de identificação com foto em transações realizadas com cartões de crédito ou de débito em estabelecimentos comerciais e financeiros, ao passo que a segunda (7.985/2017) objetiva o incentivo à pesca esportiva na modalidade pesque e solte. De acordo com o representante, os projetos ainda estão em análise pelas comissões pertinentes, no entanto, a expectativa é que ambos sigam para votação.

Em relação ao segundo projeto, Izaque explica que a ideia surgiu de uma reunião junto a prefeitos e vereadores da região da Nova Alta Paulista, que reclamam da falta de peixes nos rios por conta da pesca sem controle, a qual desrespeita inclusive o período de piracema. O deputado conta que, naquela área, havia laboratórios responsáveis pela criação e soltura de alevinos, contudo, após a terceirização da empresa, não houve nenhuma ação de repovoamento das águas. “Com isso, quem perde são os municípios, pois não há um retorno para a economia por meio da pesca esportiva, já que praticantes da atividade deixam de ver nesses locais uma oportunidade de turismo”, expõe.

Quanto à exigência de documento de identificação para compras com cartão, Izaque argumenta que o propósito do projeto é impedir que operações fraudulentas ocorram no comércio e garantir mais segurança e proteção aos consumidores. Caso aprovada, a proposta estabelece que um aviso seja colocado em local visível ao público para que os clientes estejam conscientes que a compra poderá ser realizada somente pelo titular do cartão. Izaque destaca ainda duas indicações de providências. Uma é para que as companhias de ônibus interestaduais ofertem aos idosos outra categoria de acomodação caso não possuir a convencional. A outra sugere ao MEC (Ministério da Educação) a implantação da Faculdade de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Prudente.

 

“Com isso, quem perde são os municípios, pois não há um retorno para a economia por meio da pesca esportiva, já que praticantes da atividade deixam de ver nesses locais uma oportunidade de turismo”

Izaque José da Silva (PSDB),

deputado federal

 

Acerca do seu desempenho durante os primeiros seis meses do ano, o ocupante de uma das cadeiras da Câmara aponta as vitórias alcançadas em relação aos municípios de Prudente, Pirapozinho, Álvares Machado, Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Tarabai, que, juntas, foram contempladas com a transferência de recursos na ordem de R$ 2 milhões para aplicação nas áreas de infraestrutura e saúde, conforme noticiado por O Imparcial em maio deste ano.

O representante contou que na última semana encerraria a visita aos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa), o que o permitiu conhecer as demandas de cada cidade e levá-las para uma esfera maior. “Meu objetivo é ser um elo entre a região e o governo federal. Tenho aprendido muito, mas acredito que também tenho conseguido resultados muito ricos”, pontua.

Publicidade

Veja também