Izaque quer valorizar produção da batata-doce

Após mandato como suplente na Câmara dos Deputados, peessedebista agora almeja uma cadeira fixa na casa legislativa

Eleições - ANDRÉ ESTEVES

Data 09/08/2018
Horário 09:57
André Esteves - Izaque atuou durante 13 meses na Câmara dos Deputados, em Brasília
André Esteves - Izaque atuou durante 13 meses na Câmara dos Deputados, em Brasília

Em fevereiro deste ano, o vereador prudentino Izaque José da Silva (PSDB) encerrou o mandato como suplente na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), após 13 meses de atuação na esfera federal. Agora, o pré-candidato almeja uma cadeira fixa na casa legislativa. Caso seja eleito no pleito de outubro, o peessedebista pretende dar continuidade aos projetos que defendeu enquanto esteve na capital brasileira. Entre eles, está a valorização da cadeia produtiva da batata-doce, uma vez que, segundo ele, a região de Presidente Prudente é a segunda maior produtora desta cultura no Brasil. O grande problema é que, embora a mercadoria saia daqui, seu tratamento é feito em Piedade (SP), de modo que todos os lucros ficam naquela região, sem qualquer retorno para esta parte do oeste paulista.

Na área da educação, Izaque quer insistir na implantação de um curso gratuito de Medicina em Prudente, que dispõe de hospitais para fins universitários e possui até mesmo a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual de São Paulo), onde esse campo da graduação pode ser inserido. “Não é preciso grandes investimentos e construções para viabilizar o ensino público da Medicina em Prudente, seja o curso federal ou estadual”, argumenta.

Além disso, o postulante propõe o diagnóstico vocacional da região, a fim de identificar as áreas com potencial econômico; a promoção de um projeto de incentivo ao turismo regional e do pesque e solte; a criação de escolas técnicas nos municípios; o fortalecimento das santas casas e o credenciamento do Hospital Regional do Câncer; e, por fim, a manutenção da luta pela recuperação da linha ferroviária, “cujo abandono origina problemas para o meio ambiente e segurança pública”.

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

Nome completo: Izaque José da Silva

Nome para urna: Izaque Silva

Idade: 57 anos

Estado civil, filhos: Casado, 4 filhos

Grau de instrução: Superior completo

Ocupação: Gestor público e vereador

Partido: PSDB

Coligação: Acelera SP

Histórico político, candidaturas: Candidato a vereador de Prudente em 1988, eleito ao cargo em 1992 e reeleito em 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016; e candidato a deputado federal em 2014, sendo que assumiu mandato como suplente em 2017.

Publicidade

Veja também