Itamar Xavier participa de programa com educadores do Brasil

REP é um plataforma criada pela emissora para compartilhar histórias de vida em seu canal do YouTube e no GloboPlay

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 11/09/2018
Horário 05:48
Cedida: Itamar passou dois dias nos estúdios Globo para ensaios e gravações; programa irá ao ar no GloboPlay e no canal no Youtube
Cedida: Itamar passou dois dias nos estúdios Globo para ensaios e gravações; programa irá ao ar no GloboPlay e no canal no Youtube

Histórias, nossas histórias, dias de luta, dias de glória. O REP (Repercutindo Ideias) é uma plataforma digital lançada pela diretoria de Responsabilidade Social da Rede Globo. O objetivo é contar vivências por meio de vídeos que são disponibilizados no GloboPlay e no canal da emissora no YouTube. Em sua 8ª edição, o programa reúne seis educadores de todo o Brasil. Dentre estes está o docente prudentino Itamar Xavier de Camargo. Gravado no começo de setembro e com previsão de estreia na semana do dia dos professores – 15 de outubro. A produção aborda trajetórias de vida profissional com o intuito de compartilha-las e inspirar pessoas.  

Segundo Itamar, ele recebeu o convite para participar pelo Whatsapp da produtora do REP. Conforme o mesmo, o programa já conhecia sua história por meio de uma reportagem de uma revista do ramo educacional. De acordo com ele, sair de Prudente e viajar até os estúdios Globo para as gravações foi uma experiência única que levará sempre no coração. “Me senti ‘peixe pequeno’ [risos], conheci outros educadores com vivências incríveis, foi uma grande troca de experiências, além de poder compartilhar minha história, e, quem sabe, servir de inspiração”, expõe.

Além disso, Itamar conta que tanto o ensaio como a gravação nos dias 2 e 3 de setembro, serviram para ele perceber algo que sempre soube: que a educação é o caminho e que vale a pena investir. “Conheci uma professora da Paraíba [PB] que construiu uma escola sozinha com recursos e doações, levantou as paredes com a ajuda da comunidade”, relembra.

Sobre a relevância do REP em sua vida profissional, o educador afirma que servirá como uma porta para caminhos futuros. “Vai fazer com que minha vida alcance outras pessoas, motivar outras pessoas, e isso me faz querer continuar realizando um trabalho bem feito”, explana. Justamente por isso, espera que assim que o programa for ao ar, continuar recebendo mais convites para compartilhar sua trajetória.

 

Caminhos de Itamar

Itamar Xavier de Camargo hoje é educador e idealizador de grandes ações culturais na cidade, entretanto, até chegar a este status, percorreu um árduo caminho. Nascido e criado na periferia de São Paulo, se aproximou da marginalidade ainda na infância. Logo cedo, aos 16 anos, já registrava passagem pela Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) e após ficar preso por cinco anos por formação de quadrilha e assalto à mão armada, chegou em Presidente Prudente com 22 anos e um sonho: trilhar novos caminhos.

E assim foi, hoje com 39 anos, Itamar se formou em Pedagogia em 2011 e leciona desde 2014. Segundo ele, deve tudo a educação e ao acesso à cultura. “Melhora vidas, transforma pessoas em todos os sentidos, na questão econômica e na formação humana de caráter e personalidade. Quando penso na minha história, não consigo ver uma prova maior do poder da educação”, pontua.

Segundo ele em entrevista em outra ocasião para este diário, com seus projetos de acesso a cultura e incentivo a literatura, o objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a bens culturais que ele não teve. “Acredito que se tivesse tido esse tipo de conhecimento antes, não teria trilhado os caminhos que trilhei”, acentua.

 

 

Publicidade

Veja também