Inverno de PP terá 10% a menos de chuva, diz meteorologista

Com a baixa umidade relativa do ar, profissional orienta população prudentina a se hidratar bem e utilizar umidificadores

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 19/06/2018
Horário 08:42
José Reis - Antes mesmo da chegada do inverno, prudentinos tiraram agasalhos do armário por conta das baixas temperaturas
José Reis - Antes mesmo da chegada do inverno, prudentinos tiraram agasalhos do armário por conta das baixas temperaturas

A estação mais fria do ano tem início nesta quinta-feira. Como as baixas temperaturas fizeram as pessoas tirar as roupas mais quentes do armário antes da chegada do inverno, muito se ouviu falar que o frio neste ano seria mais rigoroso. No entanto, de acordo com o meteorologista Vagner Camarini, isso não passa de boato. O Instituto Climatempo informa que a estação tem expectativa de índices normais de frio, com pouca chuva em grande parte da região sudeste.

Em Presidente Prudente, conforme Camarini, apesar das temperaturas se manterem semelhantes às do ano passado (mínima de 6ºC), neste ano, o inverno terá uma queda de 10% no índice de chuvas se comparado à média histórica da cidade. “Isso se deve ao fato de que já estamos passando por um tempo seco, que vai se agravar ainda mais e teremos pouca chuva até agosto”, avisa.

A média de chuva normal da cidade (baseando-se nos últimos 30 anos) é de 180 a 200 milímetros durante todo o inverno – de 21 de junho até 21 de setembro. Neste ano, no entanto, o índice cai para 150 milímetros até o fim do inverno. “Por esse motivo teremos uma umidade relativa do ar de 15% ou 20%”, explica o meteorologista. Mas, fazendo um panorama geral em relação ao mesmo período de anos anteriores, ele conta que não haverá grandes diferenças. “Isso é característico, não fugiu muito da média histórica”, frisa.

Além disso, Camarini ressalta que os meses mais frios serão junho e julho, principalmente a segunda quinzena do mês que vem. “Nos últimos 15 anos já chegamos a registrar 2ºC”, ressalta. Fora isso, avisa para que os prudentinos esperem a volta das altas temperaturas antes do fim da estação. “No começo de agosto já teremos dias com temperaturas altas, ar seco e muito sol”, explica. Considerado o mês mais quente da estação na região, agosto já chegou a ter recorde de 36°C em Prudente. A estimativa é que neste ano os termômetros marquem 34°C no mês, tendo em vista que até o momento variaram entre 28°C e 29°C.

Apesar do clima com umidade relativa do ar baixa, o profissional reforça a importância de se proteger até que o índice volte a subir. “Como teremos pouca chuva, o uso de umidificadores de ar ajuda bastante e manter-se sempre hidratado também”, frisa.

SAIBA MAIS

Segundo Vagner Camarini, um dos erros mais comuns que os prudentinos cometem no inverno é o de não se agasalhar pela manhã com a expectativa de que na parte da tarde faça calor. “A população não é acostumada com frio e também não se hidrata tanto, mas é preciso reforçar estes cuidados por causa da baixa umidade do ar nesta época”, considera.

NÚMEROS

36°C

é o recorde de calor nos últimos 15 anos

2°C

é o recorde de frio da média história de Prudente

34°C

é a expectativa para agosto deste ano

28°C/29°C

é variação dos termômetros até o momento

Publicidade

Veja também