Interpretação e leitura são temas de atividades em escola

  • 08/01/2019 05:48
  • O Imparcial na Escola

ESCOLA MUNICIPAL GISELI DALEFI

 

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Giseli Dalefi fizeram atividades de leitura e interpretação de notícias em 2018. As professoras Franciele Cristiane Meira Fior - 4º A; Marcela Cressembeni Zamberlan de Souza - 4º B e Diva Aparecida Nascimento - 4º C, acompanharam seus alunos durante os trabalhos. A importância do trabalho com o jornal na escola é que todos os dias são publicadas matérias com os últimos acontecimentos da nossa região, além de notícias de origem nacional nas diversas áreas como: política, economia, cultura, artes, esporte, classificados entre outros.

 

Importância

Com base nestes conteúdos, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois abrange todas as áreas do conhecimento e proporciona que o aluno tenha conhecimento do que ocorre em sua volta. O trabalho com o jornal em sala de aula auxilia o aluno a realizar uma leitura de mundo e ser um cidadão mais crítico e modificador do espaço em que está inserido.

 

Descrição

As atividades desenvolvidas com o Jornal durante o 1º semestre teve o objetivo de familiarizar os alunos com um material que traz informações diversificadas, aproximando-os de um leitor de jornal com senso crítico. Desta forma, ao ler um texto jornalístico, os alunos eram instigados a refletirem sobre o assunto, respondendo questionamentos para uma melhor compreensão do que estavam lendo como: Qual o título da notícia? Tem subtítulo? Qual a data da notícia? Qual o autor? Possui fotografia? Qual o fato noticiado? Onde ocorreu? Como aconteceu? Quem eram os envolvidos? Por que ocorreu? Qual sua opinião sobre a notícia?

 

Atividades

Roda de leitura em grupos; Leitura e interpretação oral e escrita de notícias, reportagens, propagandas e anúncios que julgarem ser importante/interessante; Realização de cartazes com os textos jornalísticos escolhidos e apresentação oral para a classe, explicando o que leram e porque julgaram importantes; Reflexão e questionário acerca do texto jornalístico.

 

Avaliação

Os alunos foram avaliados durante o semestre de forma a verificar seu avanço como leitor e opinião dada acerca do tema lido, além de saber manusear o jornal, localizando os cadernos que querem ler e diferenciando as partes que o compõe como notícias, classificados, publicações oficiais, cultura etc.

 

Aspectos

 Em suma, destacam para avaliar o trabalho com o jornal os seguintes aspectos: - Domínio sobre o uso do jornal, identificando os cadernos, as manchetes, páginas, legendas, gráficos e tabelas, recursos visuais e outros;- Identificação dos diferentes gêneros apresentados no jornal, bem como a sua relevância social e características, como por exemplo, na propaganda, se compreendem a ideia principal do texto que é convencer o leitor a adquirir o produto; que este tipo de texto trás uma mensagem curta e muitas vezes com uma imagem que desperta o consumismo; - Leitura e interpretação das notícias bem como o entendimento da sua relevância social;- Leitura e interpretação de imagens e legendas;- Participação em debates e questionamentos relacionados às notícias polêmicas.

 

4ºA

Alunos do 4ºA – Professora Franciele Fior

Atividade: Conhecendo os cadernos do jornal e escolhendo matéria de seu interesse para analisá-la

 

Indicação

Alunos do 4ºA – Professora Franciele Fior

Atividade: Indicando notícias para os outros alunos lerem

 

Leitura

Alunos do 4ºA – Professora Franciele Fior

Atividade: Lendo notícias que julgaram ser relevantes

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O Imparcial na Escola é um programa socioeducativo, idealizado por esta folha, de responsabilidade social, com objetivos múltiplos dentro do campo da educação, com fomentos à leitura, à escrita, à criticidade, entre outros, aplicando o conteúdo deste diário em sala de aula de forma multidisciplinar e tratando de temas transversais: ética, cidadania, direitos e deveres.

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