Interior e Grande SP atraem profissionais qualificados cada vez mais

Contexto Paulista

COLUNA - Contexto Paulista

Data 22/06/2019
Horário 08:00

Há 10 anos, profissionais com o mesmo cargo ganhavam 20% a mais em empresas situadas na capital paulista. Hoje, a diferença salarial é de menos de 10% nas outras regiões, o que incentiva os profissionais a migrar para empresas do interior e Grande São Paulo. A análise é de Maria Sartori, diretora de recrutamento da Robert Half, que lançou o 8º Índice de Confiança, relativo ao cenário atual do mercado de trabalho. Em busca de qualidade de vida, os melhores profissionais, que antes ficavam predominantemente nas capitais, começaram a buscar posições em empresas no interior paulista e Grande São Paulo. Segundo ela, isso fez com que a qualificação da mão-de-obra nessas regiões aumentasse e, consequentemente, os salários também. A Robert Half constatou que empresas situadas em um raio de até 100 quilômetros da capital atraem cada vez mais esse tipo de profissional qualificado, especialmente cidades que se ligam à capital por uma única estrada, como Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Profissionais qualificados

Segundo a Robert Half, as áreas que estão demandando cada vez mais profissionais qualificados nessas regiões expandidas são: especialidade engenharia: comprador; finanças e contabilidade: gerente e analista contábil / gerente e analista fiscal; recursos humanos: gerente de recursos humanos generalista; tecnologia: gerente de TI generalista; vendas e marketing: analista de marketing e comunicação.

 Otimismo no mercado

Com base no relatório divulgado pela empresa, a diretora Sartori avalia que os profissionais que atuam na Grande São Paulo e no interior paulista estão otimistas com o mercado de trabalho, “em linha com a média nacional”. Apesar das previsões de crescimento do PIB brasileiro sinalizarem uma leve queda, a confiança dos profissionais continua no campo do otimismo, segundo ela. “Aos poucos o mercado está retomando o ritmo de contratação e, como temos grandes parques industriais no país, eles vão voltando a produzir e contratar, deixando as pessoas otimistas, pois elas estão vendo as vagas sendo abertas”.

Líder em inovação

São Paulo aparece como líder de inovação nos Estados em pesquisa da FIEC (Federação das Indústrias do Ceará). A informação foi destacada pelo Valor Investe, site de investimentos do jornal Valor Econômico. No estudo, os seis estados mais inovadores do Brasil são: 1 - São Paulo - índice 0,80 em que o máximo é 1 e o mínimo, 0; 2 – Paraná – 0,66; 3 – Distrito Federal – 0,65; 4 – Rio de Janeiro – 0,63; 5 – Rio Grande do Sul – 0,63; 6 – Santa Catarina  - 0,59.

Fontes renováveis

O Estado de São Paulo mantém a liderança entre os demais Estados no total de geração elétrica e uso de fontes renováveis, segundo estudo divulgado na quarta-feira pela Fundação Seade. A geração elétrica por meio de fontes renováveis, que representa 90,3% do total estadual, teve alta de 2,1% no período. A capacidade das térmicas movidas a biomassa (bagaço de cana e resíduos florestais) aumentou 3,9%, enquanto a das que utilizam energia solar cresceu mais que 200 vezes. A das usinas hídricas ficou estável. A capacidade instalada paulista aumentou 2,3% entre 2015 e 2018.

Pelo Estado

●     Até este sábado (22), Marília sedia a final estadual dos Jogos Abertos da Juventude. São cerca de 4 mil atletas, de 200 cidades, disputando 16 modalidades.

●     O governo estadual anunciou o “Corujão da Saúde” nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. A meta é realizar 117 mil exames.

●     Estudantes da Etec em Osvaldo Cruz criaram um canudo biodegradável e comestível em substituição ao produto de plástico.

●     Lançada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Grande ABC. O coordenador é o deputado Thiago Auricchio (PL), para quem a maior demanda da região é a chegada da Linha 18 - Bronze do Metrô.

●     Os riscos à vida decorrentes da imprudência no trânsito é alvo de nova campanha do governo estadual. De janeiro a abril de 2019, acidentes com motos provocaram 566 vítimas fatais no Estado.

●     Rio Claro foi escolhida como uma das cidades para a campanha do programa Cidades do Futuro, da companhia Visa, que tem por objetivo incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento.

Cirurgia inédita no Interior

O Hospital da Criança e Maternidade, de São José do Rio Preto, realizou procedimento inédito no planeta para corrigir uma má formação congênita em um feto de 33 semanas, ainda dentro do útero, permitindo que a gestação continue normalmente. O feto possuía uma abertura nos músculos e na pele da parede abdominal que deixava o intestino fora do abdômen. Até então, paciente desse tipo só havia sido operado após o nascimento.

Na Artesp

Passou pelo crivo da Assembleia Legislativa a indicação do engenheiro Sebastião Ricardo Carvalho Martins para integrar a diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). 

 

Publicidade

Veja também