Instituições favorecem empregabilidade do jovem

Aproximados 600 adolescentes foram inseridos no mercado por meio da Fundação Mirim e da Casa do Pequeno Trabalhador

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 19/01/2018
Horário 17:11

Muitas vezes, o que falta para um jovem sair da condição de vulnerabilidade é apenas uma chance. E é exatamente este o foco da Fundação Mirim e da Casa do Pequeno Trabalhador, de Presidente Prudente, para o ano de 2018. Juntas, as instituições somaram a inserção de quase 600 adolescentes no mercado de trabalho durante o ano passado. Resultado que, segundo o gerente administrativo da fundação, Paulo Zampieri, “é uma consequência do desenvolvimento e dedicação dos jovens que, com este auxílio, se tornam grandes cidadãos”, ressalta.

“Em 2017, somamos 439 adolescentes inseridos na entidade. Destes, 200 foram como aprendizes, o que nos gera uma média de 40%. Estamos iniciando 2018 com outros 350 novos adolescentes que irão participar de nossos programas. Eles entram aqui com 15, recebem cursos gratuitos de capacitação e, quando completam 16 anos, nós os inserimos no mercado de trabalho com as cerca de 70 empresas parceiras que temos. Nossa missão é aumentar a porcentagem de aprendizes, em relação ao ano que se passou”, explica Paulo.

Na Casa do Pequeno Trabalhador, o mês de janeiro já começou com intensa procura por oportunidades na instituição. Conforme a gerente Marina Zanelato Costa, por volta de 1,9 mil jovens se inscreveram para participar dos programas oferecidos e, desta forma, tentar a oportunidade de emprego.

“A gente mostra o protagonismo que o jovem tem sobre sua própria vida e que ele pode fazer diferença e aproveitar a oportunidade. Tivemos mais de 360 jovens inseridos em 2017, entre 14 a 24 anos, em diversas áreas, como comércio e saúde”, reforça a gerente.

Neste ano, a casa irá oferecer outras mil novas vagas e os escolhidos, conforme Marina, serão avaliados socialmente, “dando preferência para quem tem vulnerabilidade social”. Depois que o jovem é inserido, ela explica que a entidade faz uma sondagem para avaliar a situação e definir seu atendimento.

“Se um jovem não sabe ler, por exemplo, nós o encaminhamos para escolas. O mais bacana é não fecharmos as portas. Nós os acolhemos e mostramos a eles a importância do trabalho, da responsabilidade e da dedicação para suas vidas”, finaliza.

 

Serviço

Os interessados em conhecer as oportunidades oferecidas pela Fundação Mirim, que fica na Rua Napoleão Antunes Homem, 501, no Jardim Marupiara, podem entrar em contato pelo telefone 3221-6973. Já na Casa do Pequeno Trabalhador, localizada na Rua Domingos de Moraes, 476, na Vila Roberto, o contato é 3222-7099.

Publicidade

Veja também