Instituição comemora 32 anos de atividades em Prudente

Missa em ação de graças foi celebrada pela data comemorativa; inciativa contou com a presença de fundadores, administradores, profissionais e pais

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 15/05/2019
Horário 19:10
Arquivo - Lumen atende crianças, adolescentes e adultos com deficiências
Arquivo - Lumen atende crianças, adolescentes e adultos com deficiências

Comemorando 32 anos de atividades em Presidente Prudente, a Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas - Lumen et Fides, que atende crianças, adolescentes e adultos com deficiências neuromotoras, neuromusculares e o transtorno do espectro do autismo, celebrou hoje, com uma missa em ação de graças pelo aniversário. A inciativa contou com a presença de fundadores, administradores da unidade, profissionais de educação e saúde da instituição, além de pais dos atendidos.

De acordo com o diretor-administrativo e financeiro, Manoel Dionísio Filho, a Lumen é muito grata à população de Prudente e região, não só pela receptividade quando requisitada, mas com a sua manutenção. “Ela é uma entidade que está estruturada de forma que ela consegue honrar todos os seus compromissos, e manter um quadro de funcionários de 71 profissionais, sempre reconhecida pela sua prestação de serviços”.

De acordo com o diretor-administrativo, o atendimento prestado às pessoas com deficiência da Lumen destaca-se em âmbito regional, porque ela é a única entidade que tem atendimento especializado e multiprofissional.

Os benefícios

A dona de casa Silvana Maria Soares Honório, mãe do estudante Rafael Soares Honório, fala sobre a importância dos atendimentos oferecidos na instituição. “Desde quando ele entrou na instituição, há quatro anos, eu vejo um desenvolvimento muito grande, ele consegue fazer várias atividades que antes não fazia”. A mãe relata que sempre acompanha o filho nos atendimentos ambulatoriais e pedagógicos. “Ele melhorou muito”, diz.

O estudante Rafael Soares Honório, 14 anos, atendido pela instituição, diz que é ótimo os serviços oferecidos e que ajuda no seu desenvolvimento. Para ele, os atendimentos e os profissionais são essenciais no seu desenvolvimento. “Eu gosto das fisioterapias, dos grupos operativos, atividades de salinha de vídeo, eu gosto muito das atividades. Aqui é minha segunda casa”. Rafael é diagnosticado com deficiência física.

A instituição

A Lumen et Fides é uma instituição filantrópica, fundada em 15 de maio de 1987, por um grupo de pais que buscavam tratamento adequado para seus filhos, que administraram até o mês de fevereiro de 1996 revezando a presidência e demais cargos entre eles. Em março 1996 passou a ser presidida por um grupo de empresários e, desde então, a diretoria se renova a cada dois anos no mês de maio.

O objetivo da entidade é atender a crianças e adolescentes com disfunção neuromotora ou doenças neuromusculares e a pessoa com transtorno do espectro do autismo, oferecendo um tratamento de reabilitação, com ações voltadas para área terapêutica e educacional. A atuação da Lumen abrange crianças e adolescentes residentes em Presidente Prudente e região, sendo que se caracteriza por ser a única da cidade que dispõe de trabalho interdisciplinar de equipe técnica atuando com este tipo de clientela, que necessita de condições especiais para o seu desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, social e de comunicação.

 

Publicidade

Veja também