Instituição ainda requer habilitação em oncologia

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/10/2018
Horário 04:03

O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente desenvolve um planejamento com o objetivo de atestar às esferas estadual e federal a necessidade de habilitar a instituição como um hospital de referência em oncologia para 45 municípios, informa o presidente da casa, Antônio Cunha Braga. Isso dependerá, posteriormente, da aprovação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, respectivamente. Enquanto isso não sai do papel, a unidade também tenta uma parceria junto ao Estado para o atendimento da demanda reprimida do SUS (Sistema Único de Saúde) no centro de imagem da unidade, a fim de prestar suporte aos pacientes da rede pública que necessitam de mamografias e ultrassonografias.

Em notas, tanto o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) quanto o Ministério da Saúde apontam que, até o momento, não há solicitação de habilitação oncológica do hospital, sendo que a unidade deve estar em pleno funcionamento para que isto ocorra. A pasta federal ressalta que o município conta atualmente com dois hospitais habilitados em oncologia, sendo eles o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. “As duas unidades prestam serviços de radioterapia, hematologia e oncologia pediátrica”, esclarece.

A pasta estadual, por sua vez, completa que, neste momento, o departamento analisa proposta do hospital para habilitar um serviço de diagnóstico de câncer de mama, com base em critérios técnicos, necessidades e pactuação regional.

Publicidade

Veja também