Instalações de novos semáforos devem garantir mais segurança

EDITORIAL -

Data 16/06/2019
Horário 05:10

A instalação de semáforos permite que o trânsito nas principais vias urbanas flua com mais facilidade, principalmente nos horários de pico em que os riscos de acidentes são maiores. Em Presidente Prudente, a Prefeitura instalou, na semana passada, o total de 16 novos aparelhos – 12 semáforos para veículos e quatro para pedestres – nas proximidades da rotatória que dá acesso aos bairros Jardim Monte Alto, Parque Cedral e adjacências. Desde o fim do período de testes os aparelhos já estão em pleno funcionamento em ambos os sentidos da Avenida Manoel Goulart.

Conforme publicado por este diário, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) afirmou que a novidade garantirá “mais segurança a quem circula por esta avenida”, uma vez que é a via de acesso a bairros populosos. É importante salientar que cada investimento referente à segurança no trânsito é motivo de comemoração, não apenas no que tange às ruas e avenidas, mas também nas rodovias e vias de acesso à zona rural. De acordo com especialistas em trânsito consultados por este diário, grande parte dos acidentes a níveis nacional e regional são causados pela imprudência do próprio condutor. Ainda, é comum observar que muitos não levam a sério os riscos na condução. Até mesmo enquanto estão parados no semáforo, oportunidade em que os motoristas, principalmente motociclistas, acabam avançando o sinal de parada e colocando em risco a própria vida e a da população.

Apesar disso, é possível que haja a educação. Por meio de investimentos na segurança viária, o cidadão é praticamente obrigado a colaborar com a segurança no trânsito, o que contribui para a conscientização dos infratores. E isso já tem sido observado no trecho onde os novos semáforos foram instalados em Prudente. A reportagem esteve no local e conversou com dois moradores que perceberam a melhor fluidez no horário de pico, fator considerado “satisfatório”. Desta forma, cabe a cada cidadão fazer a sua parte e colaborar com a condução mais segura.  

Publicidade

Veja também