Instalação de central semafórica em PP segue em estudo

Em 2015, Semav informou que implantaria o sistema no fim daquele ano, contudo, atual gestão municipal expõe que caso ainda está em análise técnica

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 03/08/2018
Horário 08:55
Marcio Oliveira - Semáforo será instalado na rotatória do Jardim Monte Alto, de acordo com Prefeitura
Marcio Oliveira - Semáforo será instalado na rotatória do Jardim Monte Alto, de acordo com Prefeitura

Em março de 2015, a gestão vigente da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informou que até o fim do mesmo ano a central semafórica de Presidente Prudente deveria ser instalada. Hoje, quase três anos depois, ainda não há previsão para implantação do sistema. De acordo com a Prefeitura, “o processo está em fase de estudo e análise técnica”.

Uma vez a central em funcionamento, como noticiado por este diário na mesma época, os semáforos do município receberão também o monitoramento por câmeras de filmagem e poderão ser controlados eletronicamente pela pasta, o que facilitará o domínio e a manutenção dos dispositivos. Em março de 2015, em outra gestão, a municipalidade garantiu que elaborava a licitação para a compra dos equipamentos e instalação do sistema. Mas, por ora, a atual gestão não possui previsão para concluir o processo.

A central facilitaria o controle e verificação do funcionamento dos próprios semáforos. Aliás, o assunto abre espaço para uma reclamação da própria comunidade: o desligamento dos dispositivos. O aposentado Cristiano Oliveira, por exemplo, alega que já passou por semáforos na área central do município, e os mesmos estavam desligados. “Já aconteceu logo no início da manhã e também no fim da noite, por volta das 22h”, completa.

A mesma situação foi presenciada pelo empresário Jonas Carmo, “principalmente nas avenidas Manoel Goulart e Washington Luiz”. Ademais, ele ainda cita a necessidade de instalação de alguns novos dispositivos, como, por exemplo, na rotatória do Cristo Redentor, que também fica na Avenida Manoel Goulart. “Depois que mudaram as preferências, em alguns horários gera muita confusão e desrespeito de alguns motoristas”, pontua.

Novos dispositivos

Sobre isso, é válido lembrar que, recentemente, foram instalados dispositivos em dois pontos da Avenida Washington Luiz – mas que ainda não estão em funcionamento. “Está prevista ainda a implantação de um semáforo na rotatória do Jardim Monte Alto”, destaca a administração municipal.

Já no que diz respeito aos desligamentos apontados pelos condutores, a Prefeitura expõe que isso ocorre quando a empresa de distribuição de energia está fazendo alguma manutenção próximo ao semáforo. “Em outras situações, o semáforo não desliga em momento algum, só entra no modo de atenção [com a luz piscando], devido a quedas de energia ou variação da mesma”, frisa.

Publicidade

Veja também