Inscrições para Conferência de Saúde seguem até dia 15

PRUDENTE - Da Redação

Data 01/03/2019
Horário 12:55
Prefeitura de Prudente - Inscrições podem ser feitas na sede do Conselho de Saúde
Prefeitura de Prudente - Inscrições podem ser feitas na sede do Conselho de Saúde

Tem início nesta sexta-feira e segue até 15 de março o período de inscrições para a 7ª Conferência Municipal de Saúde em Presidente Prudente. Realizada a cada quatro anos, esta edição traz o tema “A consolidação do SUS [Sistema Único de Saúde] para a manutenção do direito à saúde”. Será a partir das 7h30 do dia 22 de março, no campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Segundo o Conselho Municipal de Saúde, organizador da conferência, serão debatidos quatro eixos em grupos. São eles: “O papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito da saúde”; “A função reguladora do Estado na estruturação do SUS”; “A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento”; e “A participação social, cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do coletivo”.

Conforme o presidente do conselho, Fábio Ortiz, a conferência contará com a participação do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), do secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, além de demais autoridades, como secretários e vereadores, bem como conselheiros, trabalhadores, entidades e usuários do Sistema Único de Saúde.

“Devemos ter cerca de 200 participantes. Deste número, 160 têm direito à voz e voto, os demais somente à voz. A população é a classe que tem maior representação, sendo 80 representantes. A conferência tem um papel importante, pois é através dela que buscamos financiamentos, verbas, remédios, melhora no atendimento, enfim. Por isso, a importância da participação do usuário”, ressalta.

O presidente do conselho diz ainda que, durante a conferência, cada classe participante escolhe seus representantes e, entre os indicados, são eleitos 16 delegados que serão os responsáveis em apresentar os eixos discutidos nas etapas macrorregional, no dia 24 de abril, em Bauru; estadual, nos dias 7 e 9 de junho, em São Paulo; e na nacional, entre 4 e 7 de agosto, em Brasília (DF).

Serviço

A inscrição pode ser feita pelo e-mail do Conselho Municipal de Saúde, que é o conselhosaude@presidenteprudente.sp.gov.br, bem como na sede do órgão, que fica na Rua Ulisses Ramos de Castro, 230, bairro Bosque. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h. O telefone para mais informações é o 3928-6060.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também