Início da quaresma movimenta mercado de peixes em Prudente

Expectativa é que as vendas aumentem já nesta semana; consumidores prudentinos reclamam dos “salgados” preços dos produtos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/02/2018
Horário 11:00
José Reis, Supermercados em Presidente Prudente já começaram a receber peixes para venda na quaresma
José Reis, Supermercados em Presidente Prudente já começaram a receber peixes para venda na quaresma

A quaresma tem início hoje e, nesse período, religiosos mantêm a tradição de consumir o peixe, principalmente na Semana Santa. Para que as vendas da carne branca superem as expectativas do ano anterior, as prateleiras dos supermercados em Presidente Prudente já começaram a receber os produtos. Entretanto, é preciso ficar atento ao risco que o mau armazenamento dos pescados pode oferecer à saúde do consumidor.

Para a operadora de caixa, Anelize Pires dos Santos, 30 anos, a venda de peixes em seu supermercado teve um aumento de 60% em relação ao ano passado. Segundo ela, os tipos de carnes mais procurados são filés de tilápia e merluza por serem mais fáceis de preparar e terem um preço acessível. A expectativa de vendas para os próximos dias é que ela se mantenha constante.

Enéias da Silva Rocha, 31 anos, é gerente de loja e acredita que a tendência é vender muito mais peixes na semana que sucede o carnaval. Ele afirma que não conseguiu fazer um balanço de vendas em relação ao ano passado, mas diz que o movimento está baixo e espera um maior fluxo de pessoas nos próximos dias. Segundo Enéias, a maior parte dos produtos ainda está a caminho do supermercado e dentre os peixes mais vendidos estão o bacalhau e os filés. “Além disso, estamos vendendo bastante acompanhamentos como azeite, azeitona e vinhos”, acrescenta.

Para a gerente administrativa Maíra Siqueira Sitolino, 32 anos, o movimento em seu estabelecimento pode aumentar no decorrer da semana. Ela aguarda alta nas vendas devido ao preço do peixe não sofrer um aumento significativo. “Ano passado nós vendemos bem, principalmente o bacalhau e o salmão, que são simples de preparar”, afirma.

A praticidade no preparo dos alimentos é o que busca a dona de casa Anita Matsuishi, 64 anos. Ela diz que não tem o costume de comprar peixes frescos em Prudente porque “não encontra muitas opções com preço bom na cidade”. De acordo com a dona de casa Marilene Miranda Gonçalves, 63 anos, o bacalhau é o prato principal no período da quaresma, pois consegue fazer diversas receitas para a família. Entretanto, ela reclama dos preços do produto e de seus acompanhamentos. “Está muito caro, o valor aumentou. Ainda bem que não consumo todos os dias, senão ficaria apertado”, finaliza.

 

Perigo na compra

Para a nutricionista Patrícia Zacharias, é importante ficar atento no momento de comprar o pescado para consumir. Ela expõe algumas dicas para evitar que o consumidor tenha intoxicação alimentar por armazenamento inadequado do peixe.

Segundo a nutricionista, se a carne estiver congelada é importante observar os cristais de gelo na embalagem. “Caso encontre muitos cristais de gelo, quer dizer que o peixe foi descongelado e congelado novamente, tem que tomar cuidado”, esclarece. Segundo ela, o peixe refrigerado precisa estar com brilho nos olhos e as escamas duras. “Coloque o dedo na carne. Se a superfície estiver dura, é sinal de que está boa”, finaliza.

Publicidade

Veja também