Iniciativa visa fomentar cultura em tarde recreativa para pais e filhos na Navio

Ação de Itamar Xavier recebe em média 120 participantes, existe desde 2012 e faz parte do projeto Leitura Campeã

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 04/08/2018
Horário 05:08
Cedida: piquenique Literário recebe em média 120 crianças e responsáveis em todas edições
Cedida: piquenique Literário recebe em média 120 crianças e responsáveis em todas edições

Segundo uma pesquisa do IPL (Instituto Pró-Livro), a leitura é um hábito para 56% dos brasileiros e manter este índice só é possível caso o costume seja fomentado desde o início. Este é objetivo do 7º Piquenique Literário realizado pelo professor Itamar Xavier de Camargo. O evento é aberto ao público e ocorre neste sábado na Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy, Navio, das 13h30 às 17h30. A ação, existente desde 2012, engloba pais e filhos e pertence ao projeto “Leitura Campeã”. Segundo o professor, a missão é fomentar o acesso à leitura, a cultura e integração entre as crianças e seus pais.

Com uma média de 120 participantes a cada piquenique, nesta edição, Itamar adianta que haverá um diferencial: um pequeno museu de brinquedos no qual as crianças poderão ver a evolução dos itens com o passar dos anos. “Recebi algumas doações. A ideia é mostrar, principalmente com brinquedos dos anos 80, como as coisas mudam com o tempo”, pontua.

Entre as atividades que serão realizadas durante toda a tarde, Itamar destaca a abertura do evento com recreações, música e pinturas no rosto. Além disso, haverá logo em seguida uma peça de teatro promovida para fomentar a socialização e ainda uma apresentação de dança do grupo Kings Kids. “Também vou ministrar uma oficina de brinquedos que serão construídos com materiais recicláveis, teremos contação de história e palestra para os pais com o tema ‘como educar os filhos”, explana.

 

Reflexos sociais

Entre os resultados da ação, Itamar destaca a possibilidade de trazer os pais para o âmbito acadêmico situação pouco comum. “É importante trazer os pais para participarem, conhecerem, interagirem dentro da escola e o que ajuda muito nisso é a abertura proporcionada pela escola que abraça o projeto”, expõe.

Além disso, Itamar denota que o acesso a cultura, artes e leitura, amplia a visão de mundo das novas gerações e auxilia na formação da personalidade e da ética enquanto cidadão. “Ajuda a se tornarem mais reflexivos, críticos e interpretarem melhor o mundo em que vivem”, acentua.

Em relação ao interesse por parte das crianças, o professor relata que é visível o aumento na procura por livros na escola. Segundo ele, percebe que não só no piquenique, mas em todos outros projetos da Leitura Campeã existe uma participação cada vez mais ativa dos pequenos.

Prova disso é o desenvolvimento de concursos de leitura dentro das salas de aula da Navio, de acordo com a vice-diretora da instituição, Celina do Nascimento Peratelli. Ela percebeu que depois da iniciativa as crianças começaram a ler no intervalo e retirar mais livros na Geladeiroteca – outro projeto da Leitura Campeã que consiste em bibliotecas em formato de geladeiras.

“Para nós é muito importante os trabalhos que ele realiza com as crianças, faz com que os alunos se desenvolvam, eleva o nome da escola, é tudo sempre bem feito e organizado, ficamos muito felizes em poder ceder espaço para ações como esta”, frisa Celina.

 

(((Olho)))

“Para nós é muito importante os trabalhos que ele realiza com as crianças, faz com que os alunos se desenvolvam, eleva o nome da escola, é tudo sempre bem feito e organizado”

Celina do Nascimento Peratelli

Vice-diretora da Navio

 

(((Serviço)))

O 7º Piquenique Literário é aberto ao público e ocorre hoje, das 13h30 às 17h30 na sede da Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy, Navio, localizada na Rua Doutor Francisco Morato de Oliveira, 365 no Jardim Paulista.

 

Publicidade

Veja também