Infosiga registra 12 mortes no trânsito em agosto

Número é duas vezes maior que catalogado em 2017, quando foram 4 óbitos; especialista afirma que imprudência é constante

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/09/2018
Horário 06:48

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, por meio do Infosiga, divulgou o balanço sobre as mortes decorrentes de acidentes de trânsito em rodovias e vias municipais em agosto de 2018. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, foram catalogados 12 óbitos no mês passado, sendo que em agosto de 2017, o registro foi duas vezes menor, uma vez que houve quatro mortes. Em análise ao acumulado entre os meses de janeiro a agosto de 2018, observa-se que a região contabilizou 90 óbitos no total.

Gustavo Romoaldo Castro de Araújo, especialista em trânsito pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), atribui a elevação dos índices à imprudência dos condutores. “Grande parte dos acidentes de trânsito é em virtude de falha humana. Há pessoas que dirigem cansadas, ou ingerem bebidas alcóolicas antes de conduzir. Outras deixam as regras de lado e excedem o limite de velocidade”, sendo estas as principais causas de acidentes apontadas pelo especialista.

“Se a fiscalização é falha, consequentemente abre espaço para que os condutores deixem de seguir as leis. Ainda falta a conscientização dos motoristas, que têm prezado mais pelo medo de pagar uma multa, do que pela preservação da própria vida e de que está ao lado”, afirma Gustavo.

Colisões e choques

Conforme os números do Infosiga, dos 12 óbitos registrados em agosto, dez foram decorrentes de colisões e choques, cada qual com cinco ocorrências. Ainda, houve uma morte por atropelamento e outra por tombamento de veículo de duas rodas. Para o especialista, tal divisão é frequente devido ao não respeito às sinalizações. “Ultrapassagens em faixas contínuas e excesso de velocidade elevam o risco a acidentes. Em situações como estas, quando há a perda de controle, o risco de tragédia aumenta”, pontua.

Diante da chuva que tem caído na região nos últimos dias, o especialista deixa algumas dicas aos que vão pegar a estrada no fim de semana, já que as condições climáticas favorecem os riscos de acidentes. “É importante reduzir a velocidade, não frear bruscamente, redobrar a atenção na condução e, em casos de chuvas intensas, procurar abrigo em local seguro”, orienta. 

Publicidade

Veja também