Incêndio em usina assusta moradores de Sandovalina

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/02/2018
Horário 17:23

Na tarde de ontem, o incêndio em um transformador da UHE (Usina Hidrelétrica) de Taquaruçu, em Sandovalina, assustou os moradores que passavam pelo local. Em um vídeo divulgado na internet, é possível observar que próximo à extensa fumaça escura, uma mancha de óleo flutuava sob o Rio Paranapanema. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, não há vítimas e as causas estão sendo apuradas.

Por meio de uma nota, a UHE Taquaruçu afirma que houve um pequeno vazamento de óleo durante o início do incêndio, embora o equipamento possua um sistema de contenção. Contudo, a empresa esclarece que a mancha de óleo na água foi contida “com sucesso” e que equipes de inspeção monitoram o rio sem relatos de alastramento.

De acordo com a assessoria, o trabalho de monitoramento é realizado pela área de Meio Ambiente da CTG Brasil, com participação de uma empresa especializada. A respeito dos efeitos causados pelo incêndio, a usina informa que estão sendo avaliados pela equipe de meio ambiente junto aos órgãos responsáveis. A empresa declara que não tem informação de que houve interrupção no fornecimento de energia, por parte da distribuidora local, ocasionada pelo incidente. 

 

Compensação ambiental

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a usina tem uma bacia de contenção para evitar possíveis vazamentos. Desta forma, a maior parte do óleo vazado ficou contida nesse meio. Uma equipe de técnicos da Cetesb foi enviada ao local para fazer uma vistoria e avaliar possíveis danos causados ao meio ambiente. Após percorrer o Rio Paranapanema, foi verificado que não houve morte de peixes e nem poluição no local. Desta forma, a assessoria afirma que não será necessária a compensação ambiental pelo dano.

Publicidade

Veja também