Incêndio destrói sonhos de trabalhadores da Cooperlix

EDITORIAL -

Data 17/07/2018
Horário 04:44

É muito triste! Até onde vai a maldade humana? Essa deve ser a pergunta não apenas dos 90 trabalhadores que viram na noite de sábado chamas consumirem “suas vidas”, em um fogaréu que destruiu por completo a Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) - o ambiente de trabalho árduo de cada um deles -, mas de milhares de prudentinos que acompanham o ofício dessas pessoas, nas ruas de nossa cidade. Nas ruas, nas redes sociais, a pergunta é a mesma: qual a origem desse fogo que consumiu o sustento destas 90 pessoas e suas famílias? Criminosa ou acidental?

Tudo leva a crer, infelizmente, que seja a primeira opção, visto que existem “pessoas” que sentem prazer em ver o sofrimento do outro. Em alimentar a maldade. Isso é pobreza de espírito, descrença... Mas, a Polícia Civil de Presidente Prudente já está em cena com as investigações que, com certeza, identificarão as causas desse lamentável fato.

Demonstração de solidariedade, conforto, união uns aos outros. Quem esteve no local, na manhã de ontem, pode ver isso de alguns dos cooperados que ali estavam observando resquícios de fumaça e cinza, sem poder fazer nada.

Ali estavam equipamentos de trabalho de pessoas batalhadoras, prensas, esteiras, empilhadeira, enfardadeira, máquina de triturar garrafas pets... Essa perda material reflete sim no dia a dia de cada uma dessas 90 pessoas, porque a partir delas, eles conseguiam pagar suas contas mensais, comprar o pão, o leite, o arroz, o feijão...

Desta sede, após recolherem todo material reciclável nas ruas, limparem, fazerem a triagem e todo o processo, estes colaboradores tinham a certeza de um valor X em suas carteiras. E agora? Agora precisam de todo o auxílio possível, não apenas do poder público, mas da sociedade, caso algum deles venha pedir ajuda. Solidariedade é a palavra para impulsionar essas pessoas até que consigam um novo local para trabalharem. Estamos trazendo hoje um material detalhado sobre o incêndio do barracão. Vale a pena ler cada palavra.

Publicidade

Veja também