Incêndio destrói estação ferroviária de Epitácio

Corpo de Bombeiros iniciou atendimento por volta das 10h; local passava por revitalização desde dezembro de 2017

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 27/08/2019
Horário 05:08
Jornal Folha da Estância/Cedida - Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h, e iniciou o combate ao fogo
Jornal Folha da Estância/Cedida - Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h, e iniciou o combate ao fogo

Entre o fim de 2017 e o começo de 2018, quem passasse pelo prédio da Estação Ferroviária de Presidente Epitácio - antiga Fepasa -, poderia ver a mobilização de trabalhadores, a fim de dar às paredes, teto e janelas, uma nova aparência, resultado de um projeto de revitalização. Mas na manhã de ontem, a cor branca que se encontrava no prédio, deu espaço ao laranja do fogo e ao preto e cinza da fumaça, por conta de um incêndio que atingiu o espaço, localizado no centro da cidade. Por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o atendimento da ocorrência.

Segundo informações da corporação, ao chegar ao local, a equipe constatou que, apesar da estrutura da planta em si ter permanecido intacta, o fogo atingiu metade do interior do imóvel e parte do teto, o que fez com que o mesmo viesse abaixo. O Corpo de Bombeiros não informou quanto tempo durou a ação, nem a quantidade de homens e água necessários para atender a demanda.

Mas as autoridades levantaram as suspeitas dos motivos que podem ter resultado o incêndio. À reportagem, a corporação afirma e entende que as chamas podem ser resultado da ação de usuários de drogas, “que moram dentro do prédio de forma irregular”. Mas as causas exatas só serão apresentadas após o fim da investigação.

Reforçando isso, o Executivo, que detém responsabilidade pelo local, expôs em nota que registrou o boletim de ocorrência, a fim de que as autoridades policiais investiguem as causas do incêndio. “A prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan [PRB], determinou que a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do Setor de Engenharia, proceda à avaliação dos danos materiais causados ao prédio em razão do incêndio, para verificar se há riscos de desabamento e os custos para a reforma”, complementa.

Projeto de revitalização

A Prefeitura recebeu do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no dia 6 de junho de 2018, a cessão de uso gratuito do imóvel do prédio da estação ferroviária, sendo o bem público de propriedade do governo federal, conforme Termo de Cessão 9/2018.

E, desde então, o município tomou posse do imóvel e passou a elaborar projeto de reforma e revitalização do prédio público, sendo este aprovado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) em julho de 2018, como explicado pela municipalidade. “A partir de então, o município passou a buscar recursos junto ao Dadetur [Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos]”, completa.

A cifra será revertida para a reforma, num projeto que está avaliado em torno de R$ 600 mil. E depois de executado, a Prefeitura garante que o prédio será utilizado para abrigar as futuras instalações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “O local também servirá para a exposição do acervo fotográfico do município”, acrescenta.

Publicidade

Veja também