Inauguração de ciclovia ocorre no sábado em PP

PEDALADA Passeio ciclístico sai da frente do Lar dos Meninos e segue até as imediações do Jardim Panorâmico

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 15/12/2017
Horário 12:27

Para marcar a abertura do segundo trecho de ciclovia na cidade, a prefeitura realiza amanhã um passeio ciclístico saindo em frente ao Lar dos Meninos e seguindo pelos Jardins Leonor, Cobral, terminando no Jardim Panorâmico, divisa com o Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado. O evento será aberto para todas as famílias começa a partir das 8h30. O novo trecho compreende 3,7 km, para locomoção dos ciclistas dentro de Presidente Prudente.

Antes de ser inaugurado, o trajeto se encontra bem sinalizado, além das placas, com a cor predominante vermelho para que diferencie da área dos carros. O asfalto se encontra em boas condições, sem elevações desnecessárias ou buracos. O que incomoda os ciclistas e pedestres é a quantidade de areia espalhada por alguns trajetos, que pode atrapalhar, principalmente os ciclistas, que podem escorregar. O mato no local também acaba invadindo alguns pontos, o que pode dificultar o caminhar. Para Marcelo Uehara, o local é bom para o lazer, já que as filhas pedem para passear de bicicleta nela. “É uma boa opção, gostoso para caminhar, brincar. A distância da rodovia para a pista é grande, o que dá mais segurança para nós”, afirma o usuário.

O projeto está dentro do pacote do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2), do governo federal, que totaliza 25 km de ciclovia em Prudente. A primeira etapa já foi entregue no dia 12 de agosto, dispondo 3,5 km, a partir do pontilhão da Avenida Itaro Koyanagui.

Para que os passeios sejam bem aproveitados pela população, o ciclista Maurício Lobo toca em um assunto importante: a conscientização do motorista em relação aos ciclistas. “Não é um problema só daqui, infelizmente é um mal do ser humano. O motorista acha que a bicicleta tem que estar no meio do mato andando, não respeita, porque se você está numa ciclovia e você chega numa passagem de nível, o correto é o motorista parar e o ciclista passar. Isso é muito usual em regiões praianas. Aqui em Prudente, se o ciclista confiar na placa de ‘pare’, vai acontecer um acidente, infelizmente”, lamenta o ciclista.

Sobre as ciclovias existentes na cidade, Mauricio Lobo conta que na visão profissional dele, a ciclovia parece ser voltada exclusivamente para o trabalho. “Para as pessoas fazerem lazer, só se a prefeitura começar a cercar, como faz na Avenida Paulista, suponhamos ali do Lar dos Meninos até o Humberto Salvador. A nível de profissionalismo, a ciclovia não tem funcionalidade pra gente”, afirma. “Acho que a ciclovia em Prudente poderia ser melhor estudada, mas já é um bom começo, no futuro esses começos podem ser resolvidos”, completa.

Publicidade

Veja também