Ilustrador ensina técnicas de desenho realista em Prudente

Oficina, realizada ontem no Sesc Thermas, reuniu 12 participantes que trabalharam a construção da figura humana, com o uso de caneta; aula continua dia 14, com nova turma  

VARIEDADES - ROBERTO KAWASAKI

Data 08/09/2018
Horário 07:45
José Reis - Oficina foi ministrada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos
José Reis - Oficina foi ministrada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos

Na manhã de ontem, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promoveu uma oficina de desenho realista, lecionada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos aos 12 participantes que estiveram presentes. Foi trabalhada a criação da figura humana dentro do realismo, por meio de técnicas simples de construção de esboço, preenchimento com sombreamento, técnicas de luz e sombra de acordo com a perspectiva, texturas de pele e brilho, acabamento e arte finalização.

De acordo com o ilustrador, que desenha desde a infância, a principal dificuldade que o iniciante no desenho encontra é o não reconhecimento como artista, o que o impede de explorar seus talentos. “Às vezes a pessoa possui um talento oculto, no entanto, não consegue mostrá-lo, seja pela timidez ou falta de incentivo. Mas é importante que ela comece a buscar aulas de aprendizado para que coloque para fora toda a expressividade da arte para ela descobrir e mostrar o que tem de melhor”, comenta Carlos.

Outro ponto citado pelo ilustrador que acaba dificultando o aprendizado do iniciante é a falta de sensibilidade, que leva à insegurança nos traços e pode influenciar na arte. “Diante disso, durante as aulas, procuro fazer com que os alunos acompanhem o meu comando para que não se percam. Eu me considero um aluno que aprende junto com eles”, afirma.

Uso de caneta

Dentre a técnica aplicada por Carlos, está a construção do desenho com o uso de uma caneta esferográfica. Segundo explica o profissional, “o efeito visual que ela propõe é encantador”, mesmo que ela não tenha sido feita para desenhar. “Com o lápis, chegamos a uma maior perfeição em acabamento, preenchimento e sombras. A caneta traz o diferencial e me faz realizar trabalhos usando o material”, acrescenta.

A aula de ontem foi uma das atividades que o Sesc Thermas oferece, dentre os diversos cursos livres e oficinas com inscrições gratuitas. Leandro Mariano Barbosa, educador do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes), afirma que “este é um espaço especialmente dedicado ao desenvolvimento artístico, que visa não apenas os profissionais, mas pessoas que tenham interesse em desenvolver habilidades artísticas”.

Serviço

NOVA TURMA

A Oficina de Desenho Realista tem continuidade com outra turma na sexta-feira, dia 14, às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes. As inscrições são limitadas a 15 vagas, e devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas de Prudente. O endereço é Rua Alberto Peters, 11, no Jardim das Rosas. A classificação indicativa é a partir de 14 anos.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também