José Reis - Oficina foi ministrada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos

Foto: José Reis - Oficina foi ministrada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos

Arte

Ilustrador ensina técnicas de desenho realista em Prudente

Oficina, realizada ontem no Sesc Thermas, reuniu 12 participantes que trabalharam a construção da figura humana, com o uso de caneta; aula continua dia 14, com nova turma  

  • 08/09/2018 07:45
  • ROBERTO KAWASAKI - Da Reportagem Local

Na manhã de ontem, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promoveu uma oficina de desenho realista, lecionada pelo ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, que repassou seus conhecimentos aos 12 participantes que estiveram presentes. Foi trabalhada a criação da figura humana dentro do realismo, por meio de técnicas simples de construção de esboço, preenchimento com sombreamento, técnicas de luz e sombra de acordo com a perspectiva, texturas de pele e brilho, acabamento e arte finalização.

De acordo com o ilustrador, que desenha desde a infância, a principal dificuldade que o iniciante no desenho encontra é o não reconhecimento como artista, o que o impede de explorar seus talentos. “Às vezes a pessoa possui um talento oculto, no entanto, não consegue mostrá-lo, seja pela timidez ou falta de incentivo. Mas é importante que ela comece a buscar aulas de aprendizado para que coloque para fora toda a expressividade da arte para ela descobrir e mostrar o que tem de melhor”, comenta Carlos.

Outro ponto citado pelo ilustrador que acaba dificultando o aprendizado do iniciante é a falta de sensibilidade, que leva à insegurança nos traços e pode influenciar na arte. “Diante disso, durante as aulas, procuro fazer com que os alunos acompanhem o meu comando para que não se percam. Eu me considero um aluno que aprende junto com eles”, afirma.

Uso de caneta

Dentre a técnica aplicada por Carlos, está a construção do desenho com o uso de uma caneta esferográfica. Segundo explica o profissional, “o efeito visual que ela propõe é encantador”, mesmo que ela não tenha sido feita para desenhar. “Com o lápis, chegamos a uma maior perfeição em acabamento, preenchimento e sombras. A caneta traz o diferencial e me faz realizar trabalhos usando o material”, acrescenta.

A aula de ontem foi uma das atividades que o Sesc Thermas oferece, dentre os diversos cursos livres e oficinas com inscrições gratuitas. Leandro Mariano Barbosa, educador do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes), afirma que “este é um espaço especialmente dedicado ao desenvolvimento artístico, que visa não apenas os profissionais, mas pessoas que tenham interesse em desenvolver habilidades artísticas”.

Serviço

NOVA TURMA

A Oficina de Desenho Realista tem continuidade com outra turma na sexta-feira, dia 14, às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes. As inscrições são limitadas a 15 vagas, e devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas de Prudente. O endereço é Rua Alberto Peters, 11, no Jardim das Rosas. A classificação indicativa é a partir de 14 anos.