AI da Prefeitura - Iepê tem 10 casos positivos da doença e outros 29 exames aguardam resultados

Foto: AI da Prefeitura - Iepê tem 10 casos positivos da doença e outros 29 exames aguardam resultados

FORÇA-TAREFA

Iepê prepara arrastão de combate à dengue

Agentes de saúde e funcionários públicos percorrerão todos os bairros da cidade recolhendo objetos que acumulam água parada

  • 28/02/2020 12:00
  • DA REDAÇÃO

Temendo um avanço da dengue no município, a Prefeitura de Iepê e a Secretaria de Saúde amanhã, às 8h, o mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade registra 10 casos positivos da doença e outros 29 exames aguardam resultados.

O verão aliado à elevação de temperatura e a intensidade de chuvas possibilita a proliferação do mosquito, ocasionando possíveis surtos de contaminação. A responsável pela Secretaria de Saúde, Lenara Paganotti, explica como funcionará a campanha de conscientização e limpeza.

“As agentes de saúde e funcionários públicos percorrerão todos os bairros da cidade recolhendo objetos que acumulam água parada nas residências e são focos de proliferação do mosquito. Os moradores também receberão orientações”, afirma.

A Secretaria de Saúde alerta que toda a população está convocada a participar da ação. “Pedimos a colaboração dos moradores com este importante trabalho de prevenção, recebendo as equipes em suas residências e facilitando a entrada deles para que possam fazer a inspeção e descartar materiais que ofereçam riscos”.

CUIDADOS CONTRA A DENGUE:

Entre os cuidados que devem ser tomados pela população para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, da febre chikungunya e do zika vírus, estão:

- Evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos;

- Os pratinhos de plantas devem ter areia;

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar o líquido devem ser vedados;

Os principais sintomas da doença estão febre alta, dores intensas no corpo, dor de cabeça, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo.