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Hummm ... cheirinho bom de pão!

  • 09/07/2019 09:30
  • Delícias & Delícias

Nada mais caseiro e gostoso do que cheiro de pão assando no forno. Mesmo na sua forma mais primitiva, essa mágica mistura de fermento, água e farinha, presente em todas as culturas, simboliza vida. Deixar a massa crescer no tempo certo e depois sová-la de modo correto confere maciez e leveza aos pães.

 

Pão de Batata

 

Ingredientes: 4 batatas cozidas e espremidas, ½ xícara (chá) de leite, 2 ovos inteiros, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 tabletes de fermento de pão (15g. cada).

 

Preparo: Dissolva o fermento com 1 colher (sopa) de açúcar. Junte o leite, a batata, a manteiga, os ovos batidos, sal e o açúcar restante. Misture bem e acrescente a farinha necessária. Amasse e deixe crescer por 30 minutos, mais ou menos. Faça os pãezinhos e coloque-os na assadeira para crescer. Coloque uma bolinha de massa num copo d’água. Quando ela subir, pincele os pães e leve-os ao forno. Se quiser, pode recheá-los com linguiça, queijo prato, etc.

 

Pão com Farinha Integral

 

Prepare assim: Junte 30g. de fermento para pão, 1 copo de leite morno, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 xícara de farinha integral, 1 xícara de farinha de trigo branca. Misture e deixe crescer.

 

Acrescente: 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente, 1 ovo, 1 ½ colher (sopa) de açúcar, ½ colher (sopa) de sal, ½ copo de leite, 3 xícaras de farinha integral, 1 xícara de farinha de trigo branca. Amasse e sove bastante. Deixe descansar. Modele os pães e deixe-os crescer na assadeira. Não se esqueça de colocar a bolinha de massa junto à assadeira. Quando a bolinha subir, leve ao forno pré-aquecido morno. Asse a 180º C.

 

Pão de Centeio

 

Ingredientes: 1 copo (requeijão) de água, 3 colheres (sopa) de óleo, ½ colher (sopa) de sal, 1 ½ tablete de fermento para pão, ½ colher (sopa) de açúcar, 1 ½ xícara de farinha de trigo,  1 ½ xícara de farinha de centeio.

 

Preparo: Desmanche o fermento no açúcar, junte a água, o óleo e acrescente a farinha de centeio. Coloque a farinha branca aos poucos até o ponto de massa de pão ficar pegajosa, mas que solte das mãos. Se precisar mais farinha, acrescente mais farinha branca.

 

Pão Integral

 

(esta receita foi tirada de um livro de Alimentação Macrobiótica)

 

Ingredientes: 6 xícaras de farinha de trigo integral, 1 colher (chá) de sal, 2 tabletes de fermento para pão (30g.), 6 colheres (sopa) de óleo, 2 ½  a 3 xícaras de água morna.

 

Preparo: Desmanche o fermento na água morna, acrescente o sal e o óleo e vá agregando a farinha de trigo integral até conseguir uma massa pegajosa e que solte da tigela. Leve para crescer. Modele os pães, coloque-os numa assadeira, cubra e deixe crescer novamente (bolinha de massa no copo).

 

NUTRIÇÃO

Dicas para uma dieta saudável e equilibrada

 

Não é preciso grandes sacrifícios para seguir uma dieta saudável e equilibrada.

 

Com as dicas abaixo, você poderá fazer com que suas refeições se tornem mais leves e iniciar uma reeducação alimentar.

 

1 - Não pule refeições;

 

2 - Não abuse de alimentos gordurosos como maionese, frituras, chocolate, bolachas recheadas, embutidos (mortadela, salsicha, salame etc...) e outros.

 

3 - Controle o sódio das refeições, reduzir o sal de cozinha, evitar os embutidos, salgadinhos de saquinho, molho shoyu, molho inglês, catchup, mostarda, temperos prontos industrializados, enlatados, sopas de saquinho etc...

 

4 - Ingerir em média 2 litros de água por dia;

 

5 - Cuidado com os finais de semana, não abuse de alimentos calóricos;

 

6 - Mantenha os horários das refeições. Isso é essencial;

 

7 - Realize atividade física diariamente ou no mínimo 3x na semana. Nunca faça exercícios em jejum, coma sempre uma fruta (1 banana pequena é uma ótima opção) ou suco antes dos exercícios.

 

8 - Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha etc) são essenciais para o bom funcionamento do organismo sendo obrigatória a ingestão pelo menos 1x ao dia (preferencialmente no almoço);

 

9 - Evite a ingestão de líquidos junto das refeições.

 

10 - COMA LENTAMENTE e em lugar tranquilo !!!

 

11 - Ingerir doce em pequena quantidade (Ex: 1 bombom ou 1 picolé de fruta)

 

12 - Use azeite extra-virgem para salada.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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