Humanidade é movida pela esperança que ajuda a lutar por dias melhores

EDITORIAL -

Data 17/04/2018
Horário 08:06

“Esperança é a última que morre”. Quem nunca ouviu esta frase que atire a primeira pedra. A humanidade é movida por este sentimento, capaz de motivar qualquer pessoa. Tendo esperança, é possível esperar por dias melhores em todos os aspectos, seja pessoal ou profissional. É importante lembrar que Deus é esperança, e Ele nunca morre!

Há quem diga também que esperança não é apenas um sentimento. É um estilo de vida. E, neste momento tão difícil que o país enfrenta, seja de corrupção, de maldade, de tragédias, é isso que se faz presente na população. Sempre!

A esperança está, para muitas pessoas, diretamente relacionada com a fé. Quando se tem fé de que algo pode acontecer, melhorar, transformar, a esperança também age. E é esta fé, relacionada a tantos outros bons sentimentos, que faz com que pessoas de diversas partes do Brasil façam suas promessas, caminhadas, romarias, orações. Cada um dentro de sua crença.

Como noticiado neste diário milhares de pessoas se concentram na região de Presidente Prudente por estes dias, por conta da proximidade do dia de Santo Expedito, lembrado em 19 de abril, na quinta-feira. Mais de 50 mil pessoas são esperadas na pequena cidade de pouco mais de 3 mil habitantes. E toda essa gente vai movida pela fé... ou esperança. Ou, pelos dois. Várias celebrações, campais e/ou no interior da igreja, romaria de cavaleiros e amazonas, shows musicais, praça de alimentação e milhares de pessoas fazem parte, anualmente, da programação da festa de Santo Expedito.

Muitos depositam neste santo – conhecido por ser das causas urgentes – a esperança de tempos melhores, de graças alcançadas. Não que o santo fará o milagre, mas, ajuda o pedinte junto a Deus com suas angustias. É um intercessor, segundo a crença católica.

Há quem vá caminhando por quilômetros e quilômetros, dias e noites, para o encontro na cidade de Santo Expedito. Outros, vão a cavalo, e tantos que vão apenas agradecer a graça alcançada, ou pedir, mais uma vez. Exerça sua fé, independente de religião ou crença, e faça com que ela possa permanecer firme.

Até o próprio dicionário une este dois sentimentos, quando define a palavra esperança: “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé. Segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade”.

Publicidade

Veja também