HR recebe ação de combate ao câncer de pele

Dezembro Laranja teve mutirão realizado ontem no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente com expectativa de público em 350 pessoas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 08/12/2019
Horário 08:17
Paulo Miguel - Hospital estima superar os atendimentos do ano passado
Paulo Miguel - Hospital estima superar os atendimentos do ano passado

Ontem, o ambulatório do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, esteve lotado de pessoas que, conscientes sobre a importância de cuidar da saúde, participaram do mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele, ação que neste mês recebe o nome de Dezembro Laranja. Conforme a unidade de saúde, a expectativa de atendimento era a de superar o ano passado, quando foram atendidas aproximadamente 350 pessoas.

O médico dermatologista responsável pela ação, Murilo Carapeba, afirmou que a importância do mutirão se dá justamente pelo fato de que o câncer de pele é o mais comum entre todos os tipos, representando 28% do total de casos. “Por isso, neste dia faremos uma triagem dos pacientes na busca por lesões suspeitas ou que clinicamente apresentem algum diagnóstico”.

Após a triagem e, caso seja necessário, as equipes realizam no próprio mutirão o tratamento cirúrgico, sendo que, se houver necessidades, haverá encaminhamento do paciente para que ele retorne à unidade de saúde em eventual acompanhamento ou tratamento. “Além da triagem, há ainda a orientação e conscientização sobre a importância dos cuidados, e para que todos saibam identificar possíveis problemas”, finaliza o profissional.

O auxiliar de serviços gerais, Manoel Tudes da Silva, 76 anos, foi um dos que estiveram presentes na manhã de ontem no HR. Ele contou à reportagem que soube por meio da mídia que ocorreria a ação, e lembrou que, por ser gratuita e de fácil acesso, resolveu participar. “Tenho uma mancha suspeita no braço e resolvi verificar se está tudo certo. Como lá fora temos custos, essa é uma boa oportunidade”.

Publicidade

Veja também