Hospital do Câncer inicia cirurgias de mama e próstata no dia 14

Até o fim do ano, local disponibilizará exames de mamografia, tomografia, ressonância magnética e raio-X

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 02/10/2019
Horário 04:01
Marco Vinicius Ropelli - Médicos, representantes de entidades e do HRCPP marcaram presença na abertura do Outubro Rosa
Marco Vinicius Ropelli - Médicos, representantes de entidades e do HRCPP marcaram presença na abertura do Outubro Rosa

Chega o mês de outubro, a campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, e boas notícias no HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente). A partir do dia 14, serão realizadas na unidade cirurgias de cânceres de mama e próstata, afirma a gerente administrativa do local, Josiane Aparecida Salisso, 41 anos. Ainda segundo ela, até o fim do ano o local disponibilizará exames de mamografia, tomografia, ressonância magnética e raio-X.

As boas novas vieram ontem, durante evento de abertura do Outubro Rosa, momento de discursos e de esperança, entoados por boa música da Banda Triunfal. A palavra-chave da campanha é sempre prevenção. O mastologista do HRCPP, Rafael Sá, 34 anos, enfatiza que todas as mulheres com mais de 40 anos precisam realizar o exame preventivo, a mamografia, pois localizado um câncer de mama em estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%.

Ainda de acordo com o médico, estima-se que em 2019, 59 mil novos casos de câncer de mama serão registrados no país, o que corresponde a 29% de todos os cânceres que atingem mulheres, e ressalta, “todos, se diagnosticados no início, são curáveis”.

O presidente do Hospital do Câncer, Francelino Magalhães, reitera as ideias dos parceiros. “O principal objetivo desta ação é a conscientização da população, principalmente das mulheres, para que elas se cuidem e façam os exames”. O mesmo suplício parte da presidente do grupo Amigas do Peito, Cássia Sperini. Ela e todas as mulheres que fazem parte da associação e que lutam contra a doença destacam que a prevenção é fundamental para a cura, além de garantir um tratamento menos danoso.

“É preciso que as mulheres aproveitem este mês de atividades para colocarem em dia os exames atrasados”, completa Cássia, que descreve a programação deste Outubro Rosa:

Programação

MISSA

Sexta-feira, às 19h30

Local: Paróquia São Judas Tadeu

TREINÃO

Sábado, às 8h

Local: Saída do HRCPP

ONDA ROSA

Sábado, às 9h

Local: Calçadão

PEDÁGIO SOLIDÁRIO

Dia 11, às 17h

Local: Parque do Povo

RODA DE CONVERSA

Dia 15, às 9h

Local: Hospital Regional

PALESTRA

Dia 22, às 19h30

Local: Senac

PALESTRA

Dia 26, às 14h

Local: Sede do grupo Amigas do Peito

Fonte: Organização

Publicidade

Veja também