HOSPITAL DO CÂNCER

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 12/03/2020
Horário 03:17

Neste sábado, o Lions Clube de Irapuru Caçula promoverá uma campanha em frente a um supermercado da cidade, arrecadando materiais de limpeza e de higiene pessoal. O montante arrecadado será doado para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. Esse tipo de campanha já foi realizada pelo clube, doando os materiais para o Hospital de Jaú, mas agora a opção será Prudente.

25° BPM/I

O 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), sediado em Dracena, comemorou no domingo os seus 41 anos de criação e, para tanto, realizou no dia 6 uma solenidade de valorização policial militar às 9h30, na Câmara Municipal de Dracena, com a participação de policiais militares e familiares, autoridades civis e a imprensa.

VERDEAZUL

Da região da Nova Alta Paulista, apenas sete municípios conseguiram índice no Programa Município VerdeAzul, sendo eles, pela ordem, Junqueirópolis, Sagres, Tupi Paulista, Monte Castelo, Adamantina, Santa Mercedes e Inúbia Paulista.

CENTRO DIGITAL EM ASSENTAMENTO

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), inaugurou na segunda-feira, um Centro Digital no Assentamento Santa Rita, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), km 666, no município de Tupi Paulista. O evento contou com a presença do diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, e do prefeito daquele município, Alexandre Tassoni Antonio, Lê (DEM).

2° NO RANKING

O atleta osvaldo-cruzense Jhonatas Guilherme, em prova de salto em altura atingiu a marca de 1,93 metro e, no santo triplo a marca de 13,42 metros. A marca de Jhonatan no salto em altura o coloca como a segunda melhor do ano no Brasil para atletas abaixo de 20 anos de idade. O resultado foi obtido neste fim de semana, em Maringá (PR).

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Cinco cidades da Nova Alta Paulista recebem atividades da 16ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, iniciativa nacional de conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica, que ocorre desde segunda-feira e vai até amanhã. Os eventos são realizados em Adamantina, Flórida Paulista, Mariápolis, Pacaembu e Irapuru. A programação tem como tema norteador a sororidade. Segundo a diretora do Fórum de Adamantina, juíza Ruth Duarte Menegatti, o tema da sororidade é extremamente atual e tem sido levantado por diversos grupos que atuam no âmbito do empoderamento feminino.

BESSARABIANOS EM LUCÉLIA

A partir de um TCC (trabalho de conclusão de curso) de dois alunos do curso de História da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Victor Hugo Silva Souza (de Pauliceia) e Alecsander Rodrigues (de Pacaembu), que trata da imigração de bessarabianos para a antiga “Colônia Balisa”, em Lucélia, foi publicado um artigo sobre o tema em um livro na Moldávia, país do Leste Europeu e antiga República Soviética.

O LIVRO

O trabalho foi capítulo do livro sob o título “Diáspora bessarabiana no Brasil”. O nome bessarabianos deriva da província da Bessarábia (que já pertenceu à Romênia), local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930, inclusive um grande número em Lucélia. O livro foi custeado pela Universidade Estadual Dimitri Cantemir e por mais três instituições: o Instituto de Ecologia e Geografia Moldavo; Museu Nacional de Etnografia e História Natural; e a Associação de Geografia e Etnologia da Moldávia, e tem a participação de 130 pesquisadores de 18 países, como França, Canadá, Itália, Romênia, Rússia e Brasil, entre outros, para onde os bessarabianos migraram.

Publicidade

Veja também