Hospital de PP oferece ações preventivas e gratuitas contra câncer

Mais de 80 mulheres passaram ontem e segunda no HRC pelo exame de papanicolau; programação segue com palestra e dia da beleza

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 07/03/2018
Horário 10:30
José Reis, Unidade Móvel de Prevenção da AAPC atendeu mulheres entre 25 e 65 anos, em dois dias
José Reis, Unidade Móvel de Prevenção da AAPC atendeu mulheres entre 25 e 65 anos, em dois dias

Em alusão à semana da mulher, a Unidade Móvel de Prevenção da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer) esteve na garagem do HRC (Hospital Regional do Câncer) de Presidente Prudente, na segunda-feira e ontem, para a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero. A ação teve como público-alvo mulheres entre 25 e 65 anos, que passaram pelo conhecido papanicolau. Os resultados saem em 30 dias, quando as participantes devem receber os documentos em mãos, para darem sequência, se necessário. As atividades, no entanto, seguem hoje com duas palestras gratuitas sobre o câncer e encerram amanhã, Dia Internacional da Mulher, com um dia voltado à beleza feminina.

De acordo com a voluntária, Fernanda Celly Neves Alves, 32 anos, as ações ocorreram nos dois dias entre as 8h e 16h, sendo necessária para o atendimento a apresentação obrigatória de um documento, além do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “No primeiro dia, o movimento foi mais tímido, acredito que atendemos cerca de 30 mulheres. Mas, conforme elas foram espalhando a informação, bem como a ajuda da imprensa na divulgação, hoje [ontem] foi mais movimentado, sendo que até às 15h já atendemos mais de 50 participantes”, salienta.

Para o atendimento, uma ficha cadastral era realizada, com duração de menos de dez minutos, quando um questionário era feito, como perguntas como o motivo da visita, se a mulher faz uso de anticoncepcional ou se há sangramento durante relações sexuais. Em seguida, a paciente era encaminhada para dentro do ônibus, quando o papanicolau era realizado. “A grande vantagem é o tempo que elas ganham com essas ações preventivas, já que não é necessário agendar, esperar e passar por filas de espera, como ocorre nos postos de saúde”, acrescenta Fernanda.

A voluntária lembra que a quantidade de atendimentos nos dois dias poderia ter sido maior, se a população estivesse ainda mais consciente sobre a importância de estar sempre em dia com a saúde, bem como manter o acompanhamento médico. “O papanicolau, por exemplo, deve ser feito uma vez ao ano. Recebemos mulheres que estavam há mais de 15 anos sem passar por ele, e isso nos preocupa”, expõe.

 

Atendimento

A auxiliar de enfermagem, Rosana Santos, 47 anos, soube da ação por uma amiga e esteve na tarde de ontem no espaço voltado à prevenção. Ao ser questionada, ela esclarece que mesmo com a vida corrida, não deixa de lado a saúde. “Faço o papanicolau uma vez por ano e aproveitei a chance de hoje [ontem] para deixar os exames em dia, já que aqui é bem mais rápido”.

Já a dona de casa, Maria José de Oliveira, 63 anos, afirma que não realiza o preventivo desde 2016, por causa da “correia do dia a dia”, mas afirma que a preocupação com o bem-estar a motivou a procurar o ônibus na tarde de ontem. “Sei que o diagnóstico precisa ser precoce para o tratamento efetivo, por isso vim. Sei que as pessoas não se preocupam tanto com o colo do útero, eu, por exemplo, fiquei um tempo sem fazer, mas nunca é tarde para correr atrás”, salienta.

E a vigilante, Adriana Gois, 44 anos, lembra que o exame “não é agradável” de ser feito, mas não deixa de lado a importância de manter a prevenção. “É o conforto, ou a saúde. Priorizei a saúde”.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA MULHER NO HRC

Hoje: Palestra com o tema: “Uma conversa sobre o dia a dia de uma família com câncer”

Auditório do hospital em dois horários, às 10h30 e 15h

Palestrante: Anna Maria Mello

Inscrições prévias e gratuitas

 

Amanhã: Dia da beleza com maquiagem, manicure, design de sobrancelha e massoterapia

Durante todo o dia

Apresentações dos corais Amélia Bazan e Vozes Prudentinas, às 9h30, e do Coral Feminino Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), às 14h30. Todos regidos por Ana Rita Chizzolini

Publicidade

Veja também