Horta Municipal recebe melhorias para atender entidades e Cidadescola

Projeto de expansão inclui o aproveitamento de toda área para plantio e concretização de projetos como a estufa para sementeira, fruticultura e melhorias no Espaço Gastronômico

PRUDENTE - Da Redação

Data 19/06/2018
Horário 18:35
Cedida/Marcos Sanches/Secom - Espaço deve ser reinaugurado em julho e atender 330 alunos que integram oficina sobre cultivo de hortaliças
Cedida/Marcos Sanches/Secom - Espaço deve ser reinaugurado em julho e atender 330 alunos que integram oficina sobre cultivo de hortaliças

A Horta Municipal de Presidente Prudente foi reformada pela Prefeitura e recebeu novos canteiros de hortaliças, que integram o projeto de expansão. A proposta deve atender neste próximo semestre 330 alunos que integram a oficina sobre o cultivo de hortaliças do Cidadescola, além das entidades sociais de Prudente. De acordo com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), o espaço deve ser reinaugurado em julho. Segundo ele, o projeto de expansão inclui o aproveitamento de toda área para plantio e concretização de projetos como a estufa para sementeira, a horta hidropônica, a fruticultura e ainda melhorias no Espaço Gastronômico do Cidadescola.

O projeto de revitalização da Horta Municipal consiste numa ação em conjunto que envolve as secretarias municipais do Meio Ambiente e Educação, além da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

De acordo com a secretária de Educação, Sônia Maria Pelegrini, a oficina sobre o cultivo de hortaliças na Horta Municipal será retomada no 2º semestre e beneficiará 330 alunos do programa de educação integral Cidadescola. O projeto contempla incialmente três escolas municipais: EM Emílio Becker (Vila Luso); EM Odette Duarte da Costa (Morada do Sol) e EM Ludovica Ligabo Rodrigues (Parque Alvorada).  As atividades estão previstas para serem iniciadas no dia 1º de agosto.

Conforme o presidente da Prudenco, para reestruturar o espaço, o projeto de expansão conta com a parceira do pró-reitor Acadêmico da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), José Eduardo Creste e do professor Pedro Veridiano Baudetto, mais conhecido como Pedro Tomate. A respeito das variedades plantadas no local, são mais de dez tipos de hortaliças: alface, almeirão, couve, mostarda, acelga, cebolinha, salsa, coentro, entre outros.  Já o projeto de fruticultura inclui jabuticaba, acerola, manga, limão, laranja, entre outros.

O projeto de reestruturação dos canteiros foi executado pela equipe da Prudenco, em pouco mais de 30 dias, e contou também com mão de obra de reeducandos do sistema penitenciário. A Horta Municipal é administrada pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). 

Publicidade

Veja também