Hironori é considerado “hóspede oficial”

Esportes - Da Redação

Data 04/07/2019
Horário 04:31

Por meio do Decreto 2.838/2019, assinado no dia 24 de junho, o prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques (PSDB), considera como “hóspede oficial do município” o grão-mestre Hironori Otsuka III, que desembarca no oeste paulista nesta quinta-feira. “É uma homenagem justa e que mostra a relevância do nosso mestre para Machado, bem como para a região. Essa honraria valerá entre os dias 4 e 8 de julho, durante a realização do Gashuku Internacional”, pontua Paulo José Villalva Martins, de Álvares Machado, faixa preta, 6º Dan, delegado titular da 15ª Delegacia da FPK na região de Presidente Prudente – e ainda diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu.

Paulo comentaq que antes de desembarcar em solo machadense, Hironori Otsuka III estava na Europa. E atualmente, o grão-mestre ministra treinamentos na Noruega. “Para se ter noção, ele mora seis meses no Japão e outros seis meses, por exemplo, na França, por causa de sua atividade como instrutor e coordenador do estilo Wadô-Ryu. Além disso, fez questão de participar do nosso Gashuku. Será a terceira passagem do grão-mestre Hironori Otsuka III, em Álvares Machado”, enfatiza o delegado da FPK.

Em 2017, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, Dois Vizinhos, no Paraná, sediou o Gashuku Nacional, sendo ministrado pelo grão-mestre Hironori Otsuka III, que nasceu no ano de 1965 – tem 54 anos –, em Tóquio, no Japão. É instrutor oficial da sede Mundial da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô, de Tóquio.

Segundo o portal da Organização Wadô-Ryu do Brasil, o grão-mestre é 3º Dan Musoshinden-Ryu Iaido, formado em Educação Física pela Universidade Tokai, em Tóquio, e instrutor oficial de Karatê-Dô Wadô-Ryu no curso de Medicina da Universidade Nihon, nas faculdades de Farmacêutica, de Línguas Estrangeiras e de Engenharia, todas sediadas na capital japonesa, na Universidade Meiji, na Faculdade de Odontologia Nihon e ainda no Colégio Shumeigakuin.

 

SAIBA MAIS

WADÔ-RYU NO BRASIL

A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo Wadô-Ryu de caratê no país. O estilo foi introduzido no Brasil, em fevereiro de 1956, com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), conforme o site da Organização Wadô-Ryu. Nascido em Kakogawa, província de Hyogo, Japão, e formado pela Universidade de Agronomia de Tóquio em 1953, o mestre Koji Takamatsu é hoje presidente de honra da Organização Wadô-Ryu para a América do Sul e membro da comissão da diretoria técnica da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Internacional. É ainda integrante do Kodansha-kai (Conselho de Mestres) da FPK (Federação Paulista da modalidade). O trabalho de décadas do mestre Takamatsu pode ser observado através dos milhares de praticantes do estilo em todo o Brasil e até mesmo fora dele.

Publicidade

Veja também