Higiene e alimentação aos moradores de rua

Ação teve início ontem, no PUM, em Prudente, com a oportunidade de dar a eles: banho, café da manhã e kits para cuidados com a higiene e para que passem o dia alimentados

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 26/03/2020
Horário 05:57
Marcos Sanches/Secom - Kits de alimentação e higiene foram entregues para a população de rua na manhã de ontem
Marcos Sanches/Secom - Kits de alimentação e higiene foram entregues para a população de rua na manhã de ontem

Aproximadamente 50 moradores de rua passaram pelo PUM (Parque de Uso Múltiplo) na manhã de ontem, em Presidente Prudente, para o atendimento voltado à higiene e alimentação, em uma iniciativa da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) como reflexo da preocupação com o Covid-19. Mesmo sem casos confirmados da doença na cidade, e também na região, a Prefeitura criou a estratégia para ensinar e fomentar práticas de higiene na população que mora nas ruas, mas também para fornecer o alimento que neste período de isolamento social está em falta, no que diz respeito às doações.

A ação continuará nos próximos dias, sem data prevista para término, e tem capacidade para o atendimento aos 221 moradores de rua cadastrados na pasta. Ao comparecerem no PUM, entre 8h30 e 11h30, os presentes poderão tomar banho, receberão café da manhã e devem retirar kits de alimentação para comerem ao longo do dia, além de um kit higiene para que se mantenham higienizados. “Embora o Creas Pop [Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua] já fosse um local disponível para essa higienização, escolhemos o PUM para evitar aglomerações e por ser um espaço aberto e maior”, aponta a secretária municipal de Assistência Social, Luzia Fabiana Sales Macedo.

Na ocasião, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) passou pelo local para acompanhar o andamento da ação e lembrou que as pessoas em situação de rua recebiam ajuda de entidades, igrejas e dos próprios munícipes, mas afirmou que agora, com o isolamento social, eles não contam mais esse auxílio. “Assim, pensamos em uma forma sobre como a Prefeitura poderia suprir essa necessidade”.

SERVIÇO

As pessoas que puderem ajudar com a doação de mantimentos ou itens de higiene pessoal podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz um apelo para o combate à falta de ajuda neste momento. A pasta pode ser procurada pelo telefone 3221-1797, ou então pelo endereço, que é Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 491, Jardim Marupiara.

Publicidade

Veja também