Hemonúcleo de PP tem queda de 40% em doações

Unidade, localizada na santa casa da cidade, precisa de 1.300 bolsas de sangue por mês, uma média de 60 doações por dia

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 13/02/2018
Horário 12:55
José Reis, De 130 pessoas, de sexta a ontem, 109 estavam aptas a doar
José Reis, De 130 pessoas, de sexta a ontem, 109 estavam aptas a doar

O Hemonúcleo, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, registrou uma queda de 40% no número de doações de sangue no período de carnaval. Desde a última sexta-feira até a manhã de ontem, 130 candidatos procuraram o local, mas apenas 109 estavam aptos a doar. A gerente de enfermagem, Elaine Negri, diz que para abastecer nossa região, o Hemonúcleo precisa de 1.300 bolsas de sangue por mês, uma média de 60 doações por dia. 

De acordo com ela, essa queda acontece devido ao feriado prolongado, em que muitas pessoas viajam e deixam para doar após as festas. Segundo Elaine, outro fator que pode ter influenciado foi a vacina da febre amarela, que torna a pessoa inapta a doar por 30 dias. “Nós esperamos um fluxo maior de doadores para os próximos dias”, afirma.

Os interessados em fazer a doação devem estar em boas condições de saúde, ter entre 19 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e levar um documento com foto. Devido ao feriado de carnaval, o Hemonúcleo não vai funcionar hoje. Na quarta-feira, inicia os trabalhos a partir das 13h.

 

Salvar vidas
O mecânico Matheus Santos Silva, 18 anos, mora em Caiabu e veio a Presidente Prudente ontem para doar sangue pela primeira vez. Ele conta que sempre teve vontade de ser um doador porque desta forma contribui para o tratamento de muitos pacientes.  E afirma estar “feliz e realizado por salvar vidas”. 

Desde a década de 1990, o motorista Emerson Amaro Fernandes, 43 anos, é doador de sangue e sempre que sente necessidade, ele procura o Hemonúcleo da Santa Casa de Prudente. Segundo Emerson, “ajudar o próximo deixa a gente renovado”. “Faz três meses que perdi minha mãe e ela estava aqui fazendo transfusão”, lembra.

Publicidade

Veja também