Hélia Coutinho Cerávolo: um século de amor

Dona Hélia - senhora de grande expressividade na cidade de Presidente Prudente - completa um século de vida. Que trajetória fascinante! Quantas histórias, experiências, lições de vida. Grande exemplo de amor, força, garra, solidariedade e afeto. É grande a responsabilidade e ao mesmo tempo instigante, falar de uma figura tão carismática. Uma simples pagina no jornal, não irá retratar de fato o que representou e representa para todos que a conhecem. É uma mulher que marca pela intensidade das emoções, irradiando força e energia como o sol de todos os dias.

Na mitologia grega, Hélia significa sol. Nada como um dia ensolarado para estimular nossa direção e caminho. Sempre com um jeitinho especial e muito peculiar de ser, que só ela tem e mais ninguém. Sabe e domina assuntos bíblicos instruindo a todos com grande compenetração e, nos fazendo sentir que já temos um lugar ao céu. Paulatinamente, com voz rouca e trêmula, segue soltando frases que considero célebres como: “Deus é justo, e sabe todas as coisas”, “Confia seus problemas ao Pai, ele saberá conduzi-los”, e assim transmite, confortando a todos que aproximam dela. Em nenhum momento agride, tem acidez, ou contraria. 

Doce e leve como algodão doce, mais parece fada que transforma a abóbora em carruagem para a cinderela ser feliz. Conta “causos” de uma forma tão curiosa e ao mesmo tempo são lições de vida. Sem falar nas piadas quebrando o gelo do ambiente, que só ela sabe como fazer. Para quem não sabe, cozinha como ninguém. Peçam para ela a receita de sua farofa de biscoite piraquê.

Ela explica quantas vezes forem necessárias e aquece a alma de quem precisa. Jacomino Cerávolo foi seu esposo, faleceu. Ela fala dele até hoje, como se estivesse vivo. Foi um exímio médico aqui em Presidente Prudente. Deixou grande legado.

Dona Hélia presenteou meu esposo - que o assistiu em seus últimos momentos, no hospital São Luís - com alguns livros que eram dele. Guardamos com muito carinho. Com muito carinho também, dona Hélia mora aqui dentro do nosso coração. Muitas vezes aconselha em como ficar bem numa relação conjugal. Ela é tudo e mais um pouco. Psicóloga, médica, cozinheira, conselheira, benzedeira, e uma ótima companheira, além de uma grande dama. Guardo também com muito carinho um cachecol feito por suas mãos, na ocasião do meu aniversario. E não faz muito tempo. Num dia muito frio, foi a minha casa levar logo pela manhã.

E ainda faz sapatinhos e mantas para doação aos bebes de mamães necessitadas. Enfim, aos filhos Álvaro Lucas, Francisco José (in memoriam), Maria do Rosário, Leonardo, Hélia Maria, Jacomino Filho e Maria Helena, genros, noras, netos, bisnetos e tataranetos nossos parabéns! Aproveitem cada dia do vigor, energia e disposição - fonte original e inesgotável - característica primordial de Hélia Coutinho Cerávolo.

Publicidade

Veja também