Hábitos aumentam riscos

Pessoas com histórico na família, com diabetes, fumantes ou obesos estão no grupo de risco para infarto

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 27/10/2019
Horário 07:13
Cedida/Hospital Regional - Cardiologista alerta sobre os riscos
Cedida/Hospital Regional - Cardiologista alerta sobre os riscos

A primavera chegou e o aumento das temperaturas diminuem em 30% os riscos de infarto do miocárdio, porém os hábitos de alimentação e o tabagismo podem aumentar os índices e ainda agravar os acidentes.

Segundo o chefe do departamento de cirurgia cardiovascular do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, o cardiologista Rômulo Bonini, aqueles que devem se atentar mais a esse risco são os portadores de doenças cardiovasculares, aqueles que têm histórico familiar dessas doenças e/ou infartos e principalmente os que apresentam fatores de risco, como tabagistas, obesos, sedentários, com alto nível de colesterol e triglicérides, diabéticos e hipertensos.

CONSEQUÊNCIAS

Um infarto do miocárdio é quando uma artéria é obstruída. Dependendo da intensidade, a vítima pode desde contrair doenças de insuficiência cardíaca ou vir imediatamente a óbito. O acidente pode ser evitado nas unidades de pronto atendimento por meio de medicações. Por vezes, quando o infarto está ocorrendo, o paciente é submetido a uma angioplastia, para a desobstrução da artéria entupida. O acidente pode deixar sequelas. A mais comum é a perda de músculos do coração, devido à falta de irrigação sanguínea. causando uma insuficiência cardíaca crônica. Para salvar uma vitima, o cardiologista diz que o socorro deve ocorrer em no máximo 90 minutos após a constatação dos sintomas.

PREVENÇÃO

Portadores de doenças cardiovasculares devem consultar seu cardiologista ao menos duas vezes ao ano. Em casos mais graves, o paciente pode necessitar visitar seu médico trimestralmente. Bonini indica que todos devem realizar check-ups periódicos e visitar um cardiologista ao menos uma vez ao ano.

Aqueles que não apresentam doenças ou fatores de risco, mas têm histórico de infartos ou doenças cardiovasculares na família, também devem manter visitas e exames periódicos para prevenção. Para os que apresentam fatores de risco, o acompanhamento médico é indispensável e a mudança de hábitos necessária para a prevenção de doenças. Levar uma vida saudável, evitando o sedentarismo e o tabagismo é algo benéfico, não só para prevenir infartos, mas varias outras doenças, como diabetes e hipertensão.

O educador físico Marcelo dos Santos também alerta para os riscos, principalmente para os sedentários. Segundo ele, todos deveriam manter atividades físicas e que, infelizmente, muitas pessoas deixam os cuidados com a saúde somente para momentos de necessidade.

Publicidade

Veja também