José Reis - Oficina de sucos e lanches saudáveis, ministrada por chef de cozinha, reuniu 20 pessoas no Sesc Thermas

Foto: José Reis - Oficina de sucos e lanches saudáveis, ministrada por chef de cozinha, reuniu 20 pessoas no Sesc Thermas

Orientação

Hábitos alimentares devem ser mudados no verão

Nutricionista diz que festas do período são propícias para ganho de peso; ingestão de água e sucos naturais eliminam toxinas

  • 04/12/2018 07:06
  • ROBERTO KAWASAKI - Da Reportagem Local

As festas de fim de ano se aproximam e, junto delas, a estação mais aproveitada no período festivo: o verão! Diante das diversas comilanças que são oferecidas, os cuidados nesta época do ano precisam ser redobrados, uma vez que a ingestão de alimentos calóricos tende a aumentar nos dias quentes. No entanto, as opções saudáveis na alimentação podem evitar os riscos do ganho de peso, e deixar a vida mais saudável com a aquisição de novos hábitos alimentares. 

Desta forma, a nutricionista Gisele Patrícia Magurno orienta que o consumo de líquidos seja feito com mais frequência. “A hidratação transmite oxigênio e nutrientes ao corpo, e melhora a excreção de toxinas pela urina. Então, a melhor forma é tomar água filtrada, cerca de 2 litros por dia. Os sucos naturais também são bem-vindos, por serem ricos em vitaminas e minerais”, ressalta a profissional. Além das opções, a dica também é válida para chás gelados e suchás, que é a combinação de chás com suco de frutas que podem garantir saciedade, boa carga de antioxidantes e acelerar o metabolismo.

E quando se fala em ingestão de líquidos, muitos pais acabam colocando na lancheira das crianças o famoso suco em pó. Conforme a nutricionista, o composto “não combina com a boa hidratação” pela falta de nutrientes, excesso de açúcares, corantes e demais aditivos. “O grande perigo das escolhas açucaradas acarreta em hábitos nada saudáveis, o que pode resultar na obesidade e outras doenças”, salienta Gisele.

E não é porque é início de verão e fim de ano que somos obrigados a comer tudo o que temos direito. Para lanches rápidos, a nutricionista orienta montagens com versões integrais de pães, substituição da maionese por ricota - há versões feitas com biomassa de banana verde ou a maionese de abacate, queijo cottage ou fresco, atum, sardinha, carne moída, ovos e frango desfiado, além de folhas e legumes.

Mãos na massa!

E para que as pessoas comecem a se adaptar aos hábitos saudáveis, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realizou no fim de semana a oficina “Lanches e sucos naturais”, em que 20 participantes puderam aprender receitas práticas e nutritivas para o dia a dia, visando uma refeição saudável e de rápido preparo. O chef de cozinha Fábio Almeida, que esteve à frente da aula, levou diversos alimentos para incentivar o público a “pegar gosto” por novos hábitos.

A mesa estava composta por abacaxi, maracujá, manga e melancia. Em questão de minutos, as frutas da época se transformaram em deliciosos sucos. E os sanduíches não ficaram de fora. Com uma única base de pão, foi possível criar combinações com diversos recheios que incluíram ricota, creme de queijo cottage e legumes. “As pessoas acabam optando pela praticidade, e sentem preguiça de comprar produtos frescos. Nossa proposta vai ao contrário disso”, argumenta o chef.

A recepcionista Lorrany Peres Barros de Andrade, 27 anos, participou da oficina. Com a correria do cotidiano, afirma não sobrar tempo para se alimentar bem, e buscou no workshop uma oportunidade para aprender a preparar lanches rápidos. Contrário aos hábitos dela, a auxiliar contábil Mayara Martins Bonfim, 29 anos, diz ser adepta ao esporte e alimentos benéficos. “No começo é difícil, mas depois se torna parte da rotina”, pontua.

RECEITA

Suco de melancia com beterraba

Ingredientes

1 fatia grande de melancia;

1 fatia de beterraba ou 1/3 da mesma;

1 colher de sobremesa com chia;

2 folhas de hortelã;

300 ml de água

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até não sobrar pedaços;

2. Reservar em uma jarra e acrescentar gelo.