Hábitos alimentares devem ser mudados no verão

Nutricionista diz que festas do período são propícias para ganho de peso; ingestão de água e sucos naturais eliminam toxinas

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 04/12/2018
Horário 07:06
José Reis - Oficina de sucos e lanches saudáveis, ministrada por chef de cozinha, reuniu 20 pessoas no Sesc Thermas
José Reis - Oficina de sucos e lanches saudáveis, ministrada por chef de cozinha, reuniu 20 pessoas no Sesc Thermas

As festas de fim de ano se aproximam e, junto delas, a estação mais aproveitada no período festivo: o verão! Diante das diversas comilanças que são oferecidas, os cuidados nesta época do ano precisam ser redobrados, uma vez que a ingestão de alimentos calóricos tende a aumentar nos dias quentes. No entanto, as opções saudáveis na alimentação podem evitar os riscos do ganho de peso, e deixar a vida mais saudável com a aquisição de novos hábitos alimentares. 

Desta forma, a nutricionista Gisele Patrícia Magurno orienta que o consumo de líquidos seja feito com mais frequência. “A hidratação transmite oxigênio e nutrientes ao corpo, e melhora a excreção de toxinas pela urina. Então, a melhor forma é tomar água filtrada, cerca de 2 litros por dia. Os sucos naturais também são bem-vindos, por serem ricos em vitaminas e minerais”, ressalta a profissional. Além das opções, a dica também é válida para chás gelados e suchás, que é a combinação de chás com suco de frutas que podem garantir saciedade, boa carga de antioxidantes e acelerar o metabolismo.

E quando se fala em ingestão de líquidos, muitos pais acabam colocando na lancheira das crianças o famoso suco em pó. Conforme a nutricionista, o composto “não combina com a boa hidratação” pela falta de nutrientes, excesso de açúcares, corantes e demais aditivos. “O grande perigo das escolhas açucaradas acarreta em hábitos nada saudáveis, o que pode resultar na obesidade e outras doenças”, salienta Gisele.

E não é porque é início de verão e fim de ano que somos obrigados a comer tudo o que temos direito. Para lanches rápidos, a nutricionista orienta montagens com versões integrais de pães, substituição da maionese por ricota - há versões feitas com biomassa de banana verde ou a maionese de abacate, queijo cottage ou fresco, atum, sardinha, carne moída, ovos e frango desfiado, além de folhas e legumes.

Mãos na massa!

E para que as pessoas comecem a se adaptar aos hábitos saudáveis, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realizou no fim de semana a oficina “Lanches e sucos naturais”, em que 20 participantes puderam aprender receitas práticas e nutritivas para o dia a dia, visando uma refeição saudável e de rápido preparo. O chef de cozinha Fábio Almeida, que esteve à frente da aula, levou diversos alimentos para incentivar o público a “pegar gosto” por novos hábitos.

A mesa estava composta por abacaxi, maracujá, manga e melancia. Em questão de minutos, as frutas da época se transformaram em deliciosos sucos. E os sanduíches não ficaram de fora. Com uma única base de pão, foi possível criar combinações com diversos recheios que incluíram ricota, creme de queijo cottage e legumes. “As pessoas acabam optando pela praticidade, e sentem preguiça de comprar produtos frescos. Nossa proposta vai ao contrário disso”, argumenta o chef.

A recepcionista Lorrany Peres Barros de Andrade, 27 anos, participou da oficina. Com a correria do cotidiano, afirma não sobrar tempo para se alimentar bem, e buscou no workshop uma oportunidade para aprender a preparar lanches rápidos. Contrário aos hábitos dela, a auxiliar contábil Mayara Martins Bonfim, 29 anos, diz ser adepta ao esporte e alimentos benéficos. “No começo é difícil, mas depois se torna parte da rotina”, pontua.

RECEITA

Suco de melancia com beterraba

Ingredientes

1 fatia grande de melancia;

1 fatia de beterraba ou 1/3 da mesma;

1 colher de sobremesa com chia;

2 folhas de hortelã;

300 ml de água

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até não sobrar pedaços;

2. Reservar em uma jarra e acrescentar gelo.

Publicidade

Veja também