Guia de Arborização Urbana traz técnicas para plantio em PP

Documento visa aumentar e melhorar a cobertura arbórea da cidade de forma planejada, com prioridade no uso de espécies nativas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2019
Horário 16:24
Marcos Sanches/Secom - documento pode ser encontrado no site da Prefeitura
Marcos Sanches/Secom - documento pode ser encontrado no site da Prefeitura

O governo de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), torna público o “Guia de Arborização Urbana”. O documento, que pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura (http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2010), visa promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, qualidade de vida nos aspectos de saúde física e mental, além do equilíbrio ambiental.

Por meio do guia, é possível estabelecer parâmetros técnicos para o plantio de árvores no contexto urbano de Prudente, aumentando e melhorando a cobertura arbórea da cidade de forma planejada, com base em um procedimento técnico participativo com prioridade no uso de espécies nativas.

Segundo a Semea, a arborização urbana, quando implantada adequadamente, contribui para a estabilidade do clima propiciando temperatura amena, sem formação de zonas de calor; evita grandes variações climáticas; aumenta as opções de áreas de lazer em parques e praças; captura o carbono da atmosfera, melhorando a qualidade do ar; dentre outros benefícios.

O titular de Meio Ambiente, Wilson Portela Rodrigues, conta que a conscientização ambiental é de fundamental importância para o processo de arborização urbana. Além disso, ressalta que a participação da comunidade em plantios deve ser habitual, assim como a conservação das mudas.

“Desta forma, o governo municipal vem trabalhando para tornar a cidade sustentável, investindo na arborização do município para que tenhamos uma floresta urbana biodiversa, que ofereça sombra agradável, variedade de flores e frutos, e garanta maior biodiversidade para cidade”, finaliza.

Serviço

A Secretaria do Meio Ambiente fica na Rua Altair de Senna, 730, no Jardim Jequitibás. Mais informações podem ser obtidas nos números: 3906-5275, 3906-2460 e 3907-1660.

Publicidade

Veja também