Grupos de gestantes e crianças têm baixa adesão à campanha

No geral, Prudente está com 65,11% do público-alvo vacinado até o momento, segundo a Vigilância Epidemiológica; ação segue até 1° de junho, em 28 salas, e não deve ser prorrogada

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 23/05/2018
Horário 10:10
Marcio Oliveira - PP conta com 28 salas de vacinas, que funcionam das 7h30 às 17h
Marcio Oliveira - PP conta com 28 salas de vacinas, que funcionam das 7h30 às 17h

A menos de duas semanas antes do prazo final estabelecido para se imunizar contra o vírus influenza, os grupos prioritários de crianças e gestantes preocupam a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente, devido à baixa adesão à campanha de vacinação. De acordo com o órgão, apenas 38,30% das crianças com mais de 9 meses e menos de 5 anos estão imunizadas na cidade, assim como o público das grávidas que tem até agora 39,65% de adesão à ação contra a gripe, que começou no dia 23 de abril e se estende até 1º de junho.

Conforme a diretora do órgão, Elaine Bertacco, a baixa aderência é considerada comum na cidade, porém, mesmo assim, ainda pode ser vista uma situação preocupante. “No geral, Prudente está com 65,11% da população vacinada, o que significa que está longe de atingir a meta nacional e municipal de 90%, por isso é preocupante, porque o Ministério da Saúde não vai prorrogar a campanha”, analisa.

Ao todo, existem 11.755 crianças e 2.154 gestantes a serem vacinadas, com uma quantidade de 4.511 e 854 doses para os dois grupos prioritários, respectivamente. “Como sempre, a maioria imunizada são os idosos com 60 anos ou mais, atingindo uma aderência de 77%. Isso se explica porque é um público mais dedicado e está atualizado com todas as vacinas nas carteiras de vacinação”, argumenta Elaine, esclarecendo que o Ministério da Saúde não abriu a campanha para outros públicos-alvo e, portanto, o objetivo é imunizar idosos, gestantes, crianças com mais de 9 meses e menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias), pessoas com doenças crônicas e adultos privados de liberdade.

“Além disso, enviamos ofícios para toda a nossa rede para que os médicos estimulem as gestantes a serem vacinadas, assim como incentivar os pais a levarem seus filhos nas UBs [Unidades Básicas de Saúde] do município”, salienta a diretora da VEM, que lembra que Prudente conta com 28 salas de vacinas e funcionam das 7h30 às 17h, então é necessário estar munido de algum documento de identificação e com a carteira de vacinação para se imunizar na UBS mais próxima. “Vale lembrar que todas elas já estão bem orientadas e direcionadas em relação à baixa aderência dos grupos de crianças e gestantes”, complementa Elaine.

 

Baixa procura

Conforme averiguado in loco pela reportagem de O Imparcial, o Palácio da Saúde, localizado no centro de Prudente, estava com pouca procura por parte de gestantes e crianças, na tarde de ontem. A maioria era os idosos, que se encontravam na fila de espera pelo atendimento à vacina. De acordo com a enfermeira chefe, Maria Celeste Peruqui Gargantini, o grupo com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas são os que mais procuram a vacina nesses últimos dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

“O que temos notado é que essas pessoas vêm com frequência buscar informações e se imunizarem não apenas contra o vírus influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B, mas também outras doenças e agravantes”, destaca Maria Celeste. Na fila de espera, a aposentada Cícera da Silva, 65 anos, já estava presente para tomar a vacina da gripe e outras para atualizar sua carteira de vacinação.

“Tem que se prevenir sempre, porque não quero sofrer futuramente com isso, então estou aqui porque tenho consciência da importância”, fala a aposentada. Ao seu lado, a amiga e dona de casa Maria de Jesus da Silva, 53 anos, explica que não pôde se prevenir, já que não está incluída nos grupos prioritários. “Foi uma surpresa para mim quando cheguei, mas mesmo assim ainda é bom sempre pedirmos informação e orientação de quem pode ou não se vacinar”, finaliza a dona de casa.

 

NÚMEROS:

65,11%

Total de pessoas dos grupos prioritários vacinados em Prudente

 

39,65%

Percentual de grávidas imunizadas no município até o momento

 

38,30%

Crianças com mais de 9 meses e menos de 5 anos imunizadas até agora

 

77%

Percentual de idosos com 60 anos ou mais imunizados no município

 

90%

Meta nacional e municipal a ser atingida até o fim da campanha

 

11.755

Quantidade de crianças a serem vacinadas no município

 

2.154

Número de gestantes a serem imunizadas na cidade

 

4.511

Quantidade de doses para o grupo prioritário de crianças

 

854

Número de doses para o grupo prioritário de gestantes

 

28

Quantidade de salas de vacinas em Prudente

Publicidade

Veja também