Grupo confecciona 170 almofadas em projeto social

Peças feitas pelas Amigas do Coração ajudam no pós-operatório de pacientes com câncer de mama e contemplam 2 hospitais de PP

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 28/03/2018
Horário 19:09
José Reis - Equipe é formada por 40 voluntárias, que dividem as tarefas e preparam novas oficinas
José Reis - Equipe é formada por 40 voluntárias, que dividem as tarefas e preparam novas oficinas

O grupo Amigas do Coração, projeto que confecciona almofadas para o auxílio de pacientes com câncer de mama desde 2005, realizou ontem, a primeira oficina de produção do ano. Durante a tarde, as integrantes produziram cerca de 170 acessórios, que serão doados semanalmente para a Santa Casa de Presidente Prudente e o HR (Hospital Regional Dr. Domingos Leonardo Cerávolo). Para atender a demanda, novas atividades devem ocorrer nos meses de maio, julho e outubro.

Segundo a responsável pela iniciativa, Sonia Alves Macedo, as almofadas contribuem no pós-operatório das mulheres, que colocam o acessório nas axilas, para evitar que uma cirurgia encoste-se à outra. “A almofada vem para dar o conforto, ele não é um mimo, é uma necessidade das pacientes”.  Ela ressalta que os itens são confeccionados por uma equipe de 40 mulheres e, no ano passado, foram feitas 500 peças. A voluntária explica que o trabalho é caro para ser executado, devido ao alto custo dos materiais que são exigidos pelos hospitais, e depende de doações e eventos de arrecadações. Neste ano, através de um chá-bingo beneficente, o grupo conseguiu arrecadar R$ 7 mil. “É uma grande ajuda, porque agora vamos conseguir produzir até o final do ano”.

Para a confecção, Sonia realiza toda a lavagem dos tecidos, o recorte dos formatos das almofadas e o envio para as quatro costureiras do grupo. Em seguida, com o recolhimento do material, realiza o enchimento e o fechamento. Cada peça deve possuir o peso de 150 gramas, um tamanho maior não passa o conforto exato para o corpo. Apesar da alta demanda, e por ser agradecida pela arrecadação de materiais, ela destaca que o cenário é triste. “É muito difícil a situação, cada vez mais vemos mulheres jovens retirando a mama, por isso nosso trabalho é importante, elas sentem muita emoção quando entregamos as almofadas”.

Outra iniciativa da idealizadora é a coleta de doação de cabelos, para a confecção de perucas, em um momento que a perda dos fios é um grande impacto nas pacientes com câncer de mama. Atualmente, Sônia está à procura por um especialista que possa ser o responsável pela produção. “Precisa ser muito bem feito, com muito amor e carinho”, diz.

 

SERVIÇO

Os interessados em contribuir com o trabalho realizado pelo grupo Amigas do Coração, através de doações, ou integrar-se à produção das almofadas, podem entrar em contato com a responsável, Sonia Alves Macedo, pelo telefone (18) 98139-9627 ou comparecer até a sua residência Rua Alberto Servelini, 131,  Jardim Santa Paula.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também