Grupo busca fomentar agropecuária com ajuda mútua

GTEPS conta com 191 participantes, que se auxiliam com troca de conhecimento; na Expo 2019, haverá circuito de palestras gratuitas

REGIÃO - PEDRO SILVA

Data 27/08/2019
Horário 09:55
Marketing GTEPS/Cedida - Grupo se ajuda de forma mútua, tanto em encontros presenciais, como em redes sociais
Marketing GTEPS/Cedida - Grupo se ajuda de forma mútua, tanto em encontros presenciais, como em redes sociais

A cooperação é uma das grandes formas de se crescer e resolver problemas. Com esses objetivos, desde 2013, o GTEPS (Grupo de Troca de Experiência em Pecuária Sustentável) atua na região de Presidente Prudente, ajudando pecuaristas a esclarecer dúvidas e promover ajuda mútua entre seus 191 participantes. O grupo tem como principal foco melhorar a atividade pecuária da região. Segundo o facilitador da iniciativa, engenheiro agrônomo João Menezes de Souza Neto, “sem unir esforços é difícil sobreviver e melhorar a atividade”.

O GTEPS teve início em dezembro de 2013, com 16 membros, e hoje tem 191 produtores cadastrados. Segundo o facilitador, a ajuda é aberta a todos os produtores, seja esse pequeno, médio ou grande, mas para participar é necessário ter uma atividade relacionada à produção de carne e leite, sendo vedada a participação de técnicos, ou pessoas que não estejam diretamente ligadas à produção agropecuária.

A iniciativa é mantida pelos cadastrados, sem fins lucrativos, e as atividades realizadas pelo projeto são gratuitas. Segundo João Menezes, o Sindicato Rural apoia o projeto.

Atividades

Nos encontros e auxílios realizados pela associação, é buscada a troca de informações, experiência e apoio mútuo entre todos. Questões técnicas e problemas frequentes que assolam os produtores rurais são debatidos em eventos presenciais, como o Café da Pecuária, um evento mensal de discussão dos temas mais relevantes do momento e planejamento do futuro. Os temas também podem ser debatidos pelas redes sociais, pelo Facebook ou Whatsapp da iniciativa.

A prática é algo essencial para o aprendizado, por isso o GTEPS também promove visitas técnicas a instituições voltadas à pecuária, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) de Piracicaba. 

Para se manter bem no ramo é necessário vender produtos. O Balcão de Negócios visa realizar negociações diretamente com o produtor, sem intermediários, assim permitindo lucros limpos a ele. O balcão também promove comprar coletivas para trazer vantagens financeiras aos participantes.

Na Expo Prudente 2019 (Exposição de Animais de Presidente Prudente) o grupo realizará o Technoshow, um ciclo de palestras gratuitas para entrar em contato com diferentes ideias, tecnologias e ferramentas para melhorar a atividade e renda dos cadastrados. Segundo João Menezes, com o evento os produtores não precisam se deslocar até os grandes centros.

Membros

Edson Tsuguio Akashi faz parte do projeto há aproximadamente seis anos e cria gado para abate e corte. Segundo ele, a troca de informações e visibilidade por participar do projeto é "incalculável", e o trabalho é facilitado com o apoio do grupo. “Com a ajuda, você acaba não cometendo certos erros”, comenta. Ele diz que, muitas vezes, empresas procuram produtores oferecendo produtos, prometendo melhorias falsas, e o contato entre os agropecuaristas do GTEPS previne que eles caiam em problemas.

Sendo membro da iniciativa desde seu início, Manoel Rainho Junior é da primeira turma de Agronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), e sempre busca levar seus conhecimentos para compartilhá-los com os colegas. Manoel cria gado de engorda, para abate e inseminação. Ele comenta que não é de uma reunião para outra que a produção melhora visivelmente, mas que ele próprio já atingiu seus objetivos, e ressalta a importância da troca de informações sobre tecnologias e tramitações no mercado. “Os encontros nos dão meios de saber sobre novas produções. Assim ficamos sabendo das novas tecnologias, e isso cria uma sintonia entre os participantes”, pontua.

Publicidade

Veja também