Gramado promove maior festa de Natal do Brasil

Agências de turismo de Presidente Prudente já aceitam reservas para as comemorações do “Natal Luz”

TURISMO - Da Redação

Data 17/09/2018
Horário 08:25
O espírito mágico do Natal contado em espetáculo de som, luz e fantasias, no Lago Joaquina Rita Bier
O espírito mágico do Natal contado em espetáculo de som, luz e fantasias, no Lago Joaquina Rita Bier

As atrações turísticas de Gramado, na Serra Gaúcha, ficam ainda mais bonitas a partir de outubro por conta das cores e das lâmpadas do Natal Luz, principal evento realizado durante todo o ano entre os municípios da Serra Gaúcha. A festa vai de 25 de outubro (2018) a 13 de janeiro de 2019. A programação tem uma série de espetáculos temáticos, transformando o município gaúcho em um grande parque temático.

O Natal Luz de Gramado surgiu de um concerto de músicas clássicas e natalinas realizado em 1986. Esse espetáculo também contou com efeitos visuais de luzes com muitas emoções. No ano seguinte, a festa ganhou vida própria e a comunidade foi envolvida na decoração das principais avenidas da cidade de Gramado. O Grande Concerto deste ano contava um coral de mil vozes, acompanhando a Orquestra no decorrer do espetáculo.

Em 1988, o coral foi constituído por mais de 1.500 vozes e o evento incorporou uma feira de Natal com uma grande variedade de produtos típicos desta data.

Crescendo ano após ano e com o largo da Igreja Matriz já não comportando o público sempre crescente, o Natal Luz de Gramado teve a necessidade de ser transferido, em 1990, para as margens do Lago Joaquina Rita Bier. Com isso, possibilitou-se a ampliação da Feira de Natal e a realização de diferentes manifestações artísticas durante todo o mês de dezembro.

Hoje, o Natal Luz de Gramado envolve toda cidade na decoração e na realização de espetáculos que emocionam o público que os assistem.

 

 Os principais espetáculos do evento são os seguintes:

1-Show Nativitaten

O Nativitaten é um espetáculo que mostra a origem do Natal, desde a criação do mundo, passando pela perdição da humanidade em pecados e a salvação com o nascimento do menino Jesus. O evento Nativitaten inclui shows com cantores líricos, acompanhados de som, luzes, fogos de artifício, fogo e águas dançantes. É, sem dúvida, um dos mais belos espetáculos do Natal Luz de Gramado.

2-Grande desfile de Natal

O Grande Desfile de Natal encanta o público com a presença do Papai Noel e das principais personagens do Natal num cortejo grandioso de muita alegria e emoção. O espírito mágico do Natal contado num espetáculo de som, luz e fantasias.

3-Árvore Cantante

Numa grande árvore de Natal, corais da Federação de Coros do Rio Grande do Sul cantam músicas e temas natalinos. O evento Árvore Cantante ocorre, geralmente, na Rua Coberta e pode ser assistido por todos que passam pelo local gratuitamente.

4-Grande Concerto de Natal

O Grande Concerto de Natal é show de cultura durante o Natal Luz. No repertório, Mozart, Tschaikovsky, Schubert, John Lenon, além de outros grandes mestres da música com corais, orquestra e solistas.

5-Janelas do Advento

Tradição da cultura alemã, as Janelas do Advento representam a tradição das pessoas abrirem as janelas de suas casas no domingo que antecede o natal. No Natal Luz de Gramado, nos quatro finais de semana que antecedem a data, uma janela do presépio montado em frente à igreja São Pedro é aberta acompanhada por vozes e instrumentos.

6-Encontro de Papais-Noéis

O primeiro Encontro Brasileiro de Papais-Noéis ocorreu em 2005 no Natal de Luz de Gramado. O evento que passa a fazer parte do Natal Luz tem como objetivo orientar os Papais-Noéis de todo o Brasil a comandar o Natal de suas cidades, tendo o evento Natal Luz como cenário. São cursos e oficinas que dão aos candidatos os requisitos básicos de postura, vestimenta adequada e cuidados com as crianças.

7-Vila de Natal

Casinhas, onde se encontra produtos natalinos, compõem o cenário de uma cidadezinha de Natal. Vários tipos de presentes, lembranças e enfeites de Natal estão em meio a flores e um parquinho para a diversão das crianças.

Desfile dos personagens do Natal, num cortejo grandioso de muita alegria emoção por Gramado

Fotos: Cleiton Thiele

Numa grande árvore de Natal, corais da Federação de Coros cantam músicas e temas natalinos

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também