Cleiton Thiele: Desfile dos personagens do Natal, num cortejo grandioso de muita alegria emoção por Gramado

Foto: Cleiton Thiele: Desfile dos personagens do Natal, num cortejo grandioso de muita alegria emoção por Gramado

NATAL LUZ 2013

Gramado promove maior festa de Natal do Brasil

Agências de turismo de Presidente Prudente já aceitam reservas para as comemorações do “Natal Luz”

  • 16/09/2018 05:48
  • Diário de Bordo

As atrações turísticas de Gramado, na Serra Gaúcha, ficam ainda mais bonitas a partir de outubro por conta das cores e das lâmpadas do Natal Luz, principal evento realizado durante todo o ano entre os municípios da Serra Gaúcha. A festa vai de 25 de outubro (2018) a 13 de janeiro de 2019. A programação tem uma série de espetáculos temáticos, transformando o município gaúcho em um grande parque temático.

O Natal Luz de Gramado surgiu de um concerto de músicas clássicas e natalinas realizado em 1986. Esse espetáculo também contou com efeitos visuais de luzes com muitas emoções. No ano seguinte, a festa ganhou vida própria e a comunidade foi envolvida na decoração das principais avenidas da cidade de Gramado. O Grande Concerto deste ano contava um coral de mil vozes, acompanhando a Orquestra no decorrer do espetáculo.

Em 1988, o coral foi constituído por mais de 1.500 vozes e o evento incorporou uma feira de Natal com uma grande variedade de produtos típicos desta data.

Crescendo ano após ano e com o largo da Igreja Matriz já não comportando o público sempre crescente, o Natal Luz de Gramado teve a necessidade de ser transferido, em 1990, para as margens do Lago Joaquina Rita Bier. Com isso, possibilitou-se a ampliação da Feira de Natal e a realização de diferentes manifestações artísticas durante todo o mês de dezembro.

Hoje, o Natal Luz de Gramado envolve toda cidade na decoração e na realização de espetáculos que emocionam o público que os assistem.

 

 Os principais espetáculos do evento são os seguintes:

 

1-Show Nativitaten

O Nativitaten é um espetáculo que mostra a origem do Natal, desde a criação do mundo, passando pela perdição da humanidade em pecados e a salvação com o nascimento do menino Jesus. O evento Nativitaten inclui shows com cantores líricos, acompanhados de som, luzes, fogos de artifício, fogo e águas dançantes. É, sem dúvida, um dos mais belos espetáculos do Natal Luz de Gramado.

 

2-Grande desfile de Natal

O Grande Desfile de Natal encanta o público com a presença do Papai Noel e das principais personagens do Natal num cortejo grandioso de muita alegria e emoção. O espírito mágico do Natal contado num espetáculo de som, luz e fantasias.

 

3-Árvore Cantante

Numa grande árvore de Natal, corais da Federação de Coros do Rio Grande do Sul cantam músicas e temas natalinos. O evento Árvore Cantante ocorre, geralmente, na Rua Coberta e pode ser assistido por todos que passam pelo local gratuitamente.

 

4-Grande Concerto de Natal

O Grande Concerto de Natal é show de cultura durante o Natal Luz. No repertório, Mozart, Tschaikovsky, Schubert, John Lenon, além de outros grandes mestres da música com corais, orquestra e solistas.

 

5-Janelas do Advento

Tradição da cultura alemã, as Janelas do Advento representam a tradição das pessoas abrirem as janelas de suas casas no domingo que antecede o natal. No Natal Luz de Gramado, nos quatro finais de semana que antecedem a data, uma janela do presépio montado em frente à igreja São Pedro é aberta acompanhada por vozes e instrumentos.

 

6-Encontro de Papais-Noéis

O primeiro Encontro Brasileiro de Papais-Noéis ocorreu em 2005 no Natal de Luz de Gramado. O evento que passa a fazer parte do Natal Luz tem como objetivo orientar os Papais-Noéis de todo o Brasil a comandar o Natal de suas cidades, tendo o evento Natal Luz como cenário. São cursos e oficinas que dão aos candidatos os requisitos básicos de postura, vestimenta adequada e cuidados com as crianças.

 

7-Vila de Natal

Casinhas, onde se encontra produtos natalinos, compõem o cenário de uma cidadezinha de Natal. Vários tipos de presentes, lembranças e enfeites de Natal estão em meio a flores e um parquinho para a diversão das crianças.

 

 

ÚLTIMAS DO AUTOR