Governo lança campanha em defesa das mulheres

Vídeo de 30 segundos apresenta breves relatos de mulheres vítimas de violência doméstica por companheiros e ex-companheiros; ações devem continuar nos próximos meses

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/06/2019
Horário 09:06
AI do governo do Estado  - Anúncio da campanha ocorreu em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
AI do governo do Estado - Anúncio da campanha ocorreu em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes

O governo do Estado de São Paulo lançou ontem a campanha publicitária de conscientização em defesa das mulheres. O vídeo de 30 segundos traz breves relatos de mulheres que foram vítimas de violência doméstica cometida por companheiros e ex-companheiros. Conforme a portaria governamental, o objetivo é despertar o engajamento da sociedade no combate à violência doméstica por meio de denúncias de agressores. O anúncio da campanha de conscientização foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos.

A campanha foi dividida em três etapas, sendo que a primeira segue até o fim deste mês. Já a segunda e a terceira serão lançadas, respectivamente, em agosto e novembro. O vídeo pode ser conferido nas redes sociais do governo. De acordo com o governador do Estado, João Doria (PSBD), a peça publicitária é parte integrante do programa de combate à violência contra as mulheres, e da rede de proteção às mulheres no Estado de São Paulo. “É muito triste constatar o crescimento das agressões e ameaças contra mulheres, e crimes que se consumam, mutilando, ferindo e matando mulheres no Brasil”, lamenta.

“Independentemente das ações que o governo Federal provavelmente vai empreender no âmbito do Ministério da Justiça, [o Estado de] São Paulo não vai esperar para adotar as medidas, assim como já vem adotando”, salienta Doria. Conforme informado pelo governador, nos últimos meses o Estado tem registrado reduções nos índices de criminalidade, principalmente os que envolvem estupro e homicídio de mulheres. “Isso não nos desobriga de agir e termos firmeza no conjunto de ações na área de segurança pública, na defesa dos direitos da mulher, nos programas de amparo, proteção, e acolhimentos”.

Investimentos

Durante o encontro na capital, João Doria reforçou a necessidade de direcionar políticas públicas para evitar feminicídios, que chegaram a 54 casos no Estado, entre janeiro e abril deste ano. Na oportunidade, aproveitou para apresentar os investimentos feitos neste ano para diminuir os índices criminais. Dentre eles, o lançamento do aplicativo SOS Mulher. Como noticiado por este diário, mulheres que já contam com medidas protetivas podem acionar a polícia com um simples toque na tela do celular em caso de risco iminente.

Outro investimento citado no âmbito da Segurança Pública foi a inauguração de 10 DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) que atuam em sistema 24 horas em Sorocaba, Santos, Campinas e na capital. “Embora o atendimento inicial fique a cargo da Secretaria da Segurança Pública, outras quatro pastas atuam no combate à violência contra mulheres. As pastas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Habitação têm programas específicos e integrados para proteger vítimas e levar agressores à Justiça”, salienta o governo.

Publicidade

Veja também