Giovana dos Santos corre os 400 metros no Mundial Sub-20

Com apenas 17 anos, atleta desembarca na Finlândia hoje, com o objetivo de melhorar seu desempenho na prova

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 08/07/2018
Horário 04:03

O Brasil tem, ao todo, 20 representantes no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20. Entre todos os nomes, uma prudentina está no meio. Com apenas 17 anos, Giovana Rosália dos Santos é quem veste a camisa da delegação brasileira em mais uma competição mundial. Classificada para os 400 metros, apesar de ter dado pausa em seus treinamentos por conta da saúde, a atleta busca melhorar seu tempo na prova. Do dia 10 ao dia 15, a competição ocorre em Tempere, na Finlândia. 

Feliz em representar o Brasil pela terceira vez, a velocista destaca que a emoção é diferente a cada competição que chega. “É sempre muito bom. É um privilegio que poucos têm, por isso é gratificante demais”, afirma Giovana dos Santos. Outra parte boa em viajar para Mundiais, é o fato de poder conhecer uma outra nação, com costumes diferentes dos já conhecidos. “Estou ansiosa para isso, vai ser tudo novo, essa sensação é muito boa”, destaca.

Além da ansiedade de conhecer um novo território, a prudentina não esconde a preocupação para competir. Devido a problemas de saúde, quando teve gripe e também uma inflamação do pé, a atleta teve que diminuir a sequência de treinos. “Digamos que está tudo se encaixando, mas acredito que tudo vai dar certo, sim”, enfatiza. Mirando o bom resultado, Giovana dos Santos explica que seu maior objetivo é superar seu atual tempo na competição, que é de 53s44. “Quero correr em 52s para menos, vamos tentar de tudo para conseguir isso”, afirma.

A atleta desembarca hoje em Tempere, na Finlândia, a terá toda a segunda-feira de folga ativa para se preparar para a disputa já no dia seguinte, na terça-feira. “Chamamos a folga de folga ativa, pois farei alguns exercícios para relaxar da viagem e não perder o ritmo de competição”, explica.

Publicidade

Veja também