Gincana entre alunos incentiva solidariedade

BEATRIZ DUARTE - Especial para O Imparcial • 08/02/2018 12:36:14

. Foto: José Reis, Doação de cabelo foi uma das ações da gincana que segue hoje

Pela primeira vez, o curso de Engenharia Ambiental da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) promove a Gincana Socioambiental, uma atividade que faz parte da Semana de Acolhimento para calouros e veteranos da graduação. O evento iniciou ontem e segue hoje, com ações em parceria com entidades e empresas de Presidente Prudente.

Segundo Leila Sotocorno e Silva, coordenadora do curso, o objetivo é recepcionar os alunos para mais um ano letivo e mostrar a importância de fazer uma ação não só acadêmica, mas que também cause impacto na sociedade. “Muitas vezes, os alunos não sabem o resultado das ações deles na comunidade, então, é preciso saber que é importante fazer o bem”, destaca.

Os estudantes se reuniram ontem, primeiro dia de aula, na universidade para a abertura do projeto. Os participantes voluntários foram divididos em sete equipes, com integrantes de vários termos do curso. No total, 61 alunos integraram a atividade, sob a responsabilidade de cinco docentes organizadores.

Como tarefa, cada equipe precisa cumprir até hoje as ações estabelecidas pela gincana. São elas: doação de sangue, doação de cabelo, recolhimento de óleos usados, pilhas e baterias velhas. O convite foi estendido à comunidade acadêmica, além de amigos e parentes dos participantes.

As doações realizadas e os itens recolhidos serão destinados ao Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Prudente, Hospital do Câncer e para a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente). De acordo com Nelissa Marim, uma das professoras responsáveis pela gincana, uma reunião com todos os docentes envolvidos definiu as metas. “Como eu já conhecia o trabalho da Cooperlix, pensei que a doação seria uma forma de contribuir com o serviço dessas pessoas”, explica.

No encerramento da gincana social, o objetivo dos idealizadores é trazer um convidado especial que passou por uma situação de doação de cabelo ou sangue, para mostrar a importância e o impacto na vida daquele indivíduo. Já a premiação consiste no recebimento de horas atividades, algo que chama a atenção dos alunos, de acordo com a coordenadora Leila. A equipe vencedora receberá 20 horas, o segundo lugar 15 horas, o terceiro 10 horas. Os demais participantes da gincana devem receber 5 horas cada.

 

Impacto

Diego Victor Lopes dos Santos, responsável administrativo da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente), diz que as doações dos estudantes são uma forma do reconhecimento do trabalho dos cooperados. “É importante porque sabemos que eles estão preocupados com o meio ambiente, com os resíduos que podem afetar o planeta”. Mensalmente, o local recebe a doação de 300 litros de óleo de cozinha usado, que são armazenamentos em tambores e depois seguem para empresas para reciclagem e transformação em sabão, biodiesel e detergente.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste