Gestão financeira

  • 13/09/2019 01:29
  • Fábio Ibanhez Bertuchi

O gestor financeiro é o “cara” responsável pelo gerenciamento do setor financeiro de uma empresa. No mercado financeiro, esse profissional é altamente requisitado e valorizado. Sabe por quê? A área financeira é o coração de toda organização. Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, se a saúde financeira da empresa não vai bem, todos os outros departamentos são “contaminados”.

Por isso, é de extrema importância o gestor financeiro ter controle de todos os fluxos. O mercado está em constante aquecimento e, cada vez mais, profissionais preparados são requisitados por empresas de todos os portes, sejam elas públicas ou privadas.

A inserção no mercado de trabalho é extremamente rápida. Ainda no ambiente acadêmico, as ofertas por estágios são atrativas. Aliás, muitos estudantes de Gestão Financeira iniciam estágio e saem contratados antes mesmo da conclusão do ensino superior. Você já viu um bom profissional dessa área fora do mercado de trabalho? Eu não...

O profissional formado em Gestão Financeira é “treinado” para pensar de forma rápida e estratégica. O curso é bastante amplo e não apenas dará o embasamento para que o aluno entenda da saúde financeira da empresa, mas fornecerá subsídios necessários para que o gestor financeiro tome decisões assertivas no que diz respeito às finanças. Por exemplo, se a empresa possui um capital “parado”, qual a melhor forma de fazer aquele dinheiro render sem atrapalhar as atividades que exigem recursos financeiros?

Por ser uma graduação tecnológica (faculdades com menor duração, voltadas a desenvolver competências profissionais mais específicas voltadas a demandas do mercado de trabalho), sua programação é focada na prática da profissão e o curso poderá durar apenas 2 anos ou algumas instituições de ensino superior o oferecem com duração de 2 anos e meio.

É importante lembrar que o profissional formado em Gestão Financeira poderá ser contratado por empresas e empresários, mas também poderá ser empreendedor, no caso daqueles profissionais que sempre sonharam em abrir o seu próprio negócio.

ÚLTIMAS DO AUTOR

Ciências Contábeis

  • 27/09/2019 04:47