Garotos realizam sonhos no futsal

Na manhã de ontem, o PUM sediou jogos de menores das equipes Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17; todos em busca de vitória para classificação e quem sabe um título na final

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 10/11/2019
Horário 05:20
Paulo Miguel: Equipes Sub-17 da Casa da Criança x Atletico PP jogaram o mata-mata
Paulo Miguel: Equipes Sub-17 da Casa da Criança x Atletico PP jogaram o mata-mata

Na manhã de ontem, o PUM (Parque de Uso Múltiplo) de Presidente Prudente, mais uma vez estava repleto de sonhos de crianças e adolescentes! É que no local ocorreu mais uma fase do Campeonato Masculino de Futsal Sub-09 (Mário Amato/Praça Juventude X Casa Da Criança Watal; Colégio Objetivo x Grêmio Ana Jacinta e Nissenji Futsal x Pum/Sesi), Sub-11 (Casa da Criança Watal x Grêmio Ana Jacinta e Nissenji Futsal x Colégio Objetivo; Sub-13 (Grêmio Ana Jacinta X Nissenji Futsal e Pum Sesi X Colégio Objetivo; Sub-15 (Nissenji Futsal X Desportivo Cohabão e Pum/Sesi X Casa da Criança Watal) e Sub-17, qual a reportagem falou no local com os técnicos das equipes da Casa da Criança Watal e Atletico PP com a arbitragem de: Mario Cortez, Robson Jr. Germano e Maria Marcia Santos.

Embora com o mesmo saldo de gols, 7, empatado com o União Cambuci, por ser cabeça de chave o Atletico PP estava até ontem em primeiro. “Hoje [ontem] é o último jogo da fase de grupo, o confronto é direto, quem perder praticamente está fora. Temos trabalhado bastante desde o início do ano, fomos campeões em Anhumas com a mesma equipe, mas no gramado, e pretendemos buscar mais um título. Não perdemos nenhum jogo, ganhamos dois e empatamos um. Agora, vamos com tudo para chegar na semifinal e quem sabe na final”, destaca Luiz Waldemar de Oliveira Júnior, o Juninho, 23 anos, técnico do Atletico PP.

Claro que o objetivo de Alisson Costa, 28 anos, técnico da Casa da Criança, que estava com outras categorias no local: sub 9 e sub-11 na semifinal. É o mesmo. “É um jogo importante, de mata-mata. Nossos meninos não treinam quadra, pois somos uma escolinha de campo onde atendemos crianças de 6 a 17 anos. Entramos mais para ter a oportunidade de participar de uma competição. Os garotos estão bem, treinam de duas a três vezes por semana. Darão o melhor de si, com certeza”, garante Alisson.

Drible nas dificuldades e crianças no esporte

Ambas as equipes que trabalham projetos sociais não contam com nenhum patrocínio. Juninho comenta que os meninos fazem vaquinha para comprar material esportivo, cada um dá o que pode, seu avô contribui com aquisição de bolas, alguns pais dão carona para os colegas chegarem aos treinos. Durante o campeonato, ele que é formado em Educação Física trabalha em uma academia, uma espécie de um pequeno CT (Centro de Treinamentos) para dar um up no treinamento e condicionamento físico da garotada. “Busquei cursos de futsal, inclusive um com Marquinhos Xavier, técnico da seleção brasileira. A população tem que apoiar os times, tanto feminino quanto masculino indo aos campos ou às quadras para assistir, valorizar o estorte”, salienta Juninho.

Há dez anos trabalhando na Casa da Criança, Alisson complementa ressaltando que o projeto social atende meninos/meninas carentes de bairros como Watal Ishibashi, Brasil Novo, Humberto Salvador que participam de outras atividades além do futebol como balé, capoeira, banda marcial, entre outras. “Além de ser professor, é preciso ser amigo. Fazemos um trabalho de parceria, inclusive com a família. Talve, esta seja a única oportunidade que eles têm de ficar longe do mundo das drogas, da violência. Essa turma, sub-17, por exemplo, está comigo desde os 7 anos. Eles vão mudando de ciclo e continuam juntos. Uma boa projeção de amizade. A maioria sonha em ser jogador de futebol, o que fazemos é alimentar esse sonho e quem sabe poder vê-los realizar!”, exclama Alisson.

Corintiano que tem como ídolo o CR7, Cristiano Ronaldo, jogador da Juventus, Everton Prudente Santos Moretti, 16 anos, é um dos que está no projeto com Alisson desde os 7 anos de idade. “Gosto muito e acredita que o projeto pode me dar uma vida muito melhor”, comenta timidamente o jovem.


Menores Sub-09

Quadra 3 - PUM

9h - Mário Amato/Praça Juventude X Casa Da Criança Watal

10h - Colégio Objetivo x Grêmio Ana Jacinta

11h - Nissenji Futsal x Pum/Sesi

 

Menores Sub-11

Quadra 2 - PUM

8h - Casa da Criança Watal x Grêmio Ana Jacinta

9h - Nissenji Futsal x Colégio Objetivo

 

Menores Sub-13

Quadra 2 - PUM

10h - Grêmio Ana Jacinta X Nissenji Futsal

11h - Pum/Sesi X Colégio Objetivo

 

Menores Sub-15

Quadra 1 - PUM

9h - Nissenji Futsal X Desportivo Cohabão

10h - Pum/Sesi X Casa Da Criança Watal

 

Menores Sub-17

Quadra 1

8h - Casa Da Criança Watal X Atletico PP

11h - Desportivo Cohabão X União Cambuci

 

Publicidade

Veja também