Fundo Social e entidades de PP recebem cadeiras de rodas

Em dezembro, governo promoveu o Projeto Árvore de Natal do Bem, que mobilizou cidadãos e empresas com doações dos acessórios; parte poderá ser pleiteada para empréstimo pela população

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 25/01/2018
Horário 13:17

No mês de dezembro, Presidente Prudente desenvolveu uma iniciativa inédita, por meio do Projeto Árvore de Natal do Bem, que mobilizou a sociedade para doar cadeiras de rodas que pudessem ser destinadas a quem precisa. Na tarde de ontem, o dia foi de realizar a entrega de 70 cadeiras arrecadadas. Em meio à Praça da Juventude e Longevidade “Lucas Nalini Paschoalin”, na Cohab, aproximadamente dez entidades assistenciais receberam doações. A ação é uma iniciativa da Prefeitura.

O vice-prefeito Douglas Kato Pauluzi (PTB) salienta que o governo “foi feliz” com a iniciativa, pois conseguiu ter uma boa aceitação da comunidade que, sendo “física ou jurídica”, abriu os braços para estender as mãos e ajudar. “A ideia era promover um auxílio a essas entidades e, principalmente, aos assistidos por elas. Podemos dizer que foi uma missão cumprida. É bom ver que a população que pode fornecer uma ajuda não se negou”, gratifica.

E se a iniciativa foi “um sucesso”, o vice-prefeito promete ter sequência. Para Douglas Kato, essa primeira edição “foi muito rápida” e organizada em pouco tempo, mas não impediu que houvesse a concretização. “Para esse ano, nós pretendemos ampliar ainda mais esse trabalho e ajudar aquelas instituições que realmente precisam”, completa.

Entidades como a Unipode, por exemplo, que na própria sigla que define o nome, União das Pessoas com Deficiência, já é possível entender o trabalho e a necessidade. E o local, assim como outros do município, segundo o presidente da entidade, Lourivalter Domingos Gonçalves, precisa e sempre vai necessitar da população. Ainda de acordo com ele, toda essa manifestação coloca em pauta dois pontos: a solidariedade e também a economia. “É por meio de ações como essas que as nossas atividades podem continuar. Nem sempre é fácil adquirir uma cadeira de rodas”, explica.

Sem saber a quantidade de cadeiras que vai receber, mas também dito por ele que tal informação não importa, pois o que vale é a intenção de ajudar, Lourivalter garante que o uso será efetivo aos assistidos da Unipode, por meio de uso na própria entidade e locação familiar, quando necessário. Como na AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), que recebeu duas cadeiras de rodas. À frente da associação, o presidente Arthur Baratella entende que a ação é sinônimo do trabalho desenvolvido por eles, que engloba a humanidade.

“Nascemos e sobrevivemos através da ajuda do próximo, para também podermos ajudar. A AAPC, que fala por necessitados que convivem com uma doença tão difícil, vê a importância disso, ao poder ter recursos para ajudar mais pessoas”, argumenta.

 

Os responsáveis [Fundo Social] vão avaliar as condições e entender se o munícipe ou a família que pleiteia a cadeira poderá receber o benefício

Douglas Kato Pauluzi (PTB),

vice-prefeito de Prudente

 

Empréstimos

Dentre as cadeiras de rodas arrecadadas, 50 ficarão depositadas no Fundo Social de Solidariedade de Prudente. A intenção, conforme explicado pelo vice-prefeito, é fornecer empréstimos para parte da população que precisa do recurso e não tem como bancar. Com isso, a partir de hoje, “quem precisar da ajuda, deverá procurar o local. Lá, os responsáveis vão avaliar as condições e entender se o munícipe ou a família que pleiteia a cadeira poderá receber o benefício”, conclui.

 

Serviço

O Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente está localizado na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, Jardim Marupiara.

Publicidade

Veja também